Skip to Content

<

Rosa-dos-Ventos

A cache by nusoares/clube geocaching ESL Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/16/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Quando nós, geógrafos, saímos do nosso pais para outro país, temos de ter muitas preocupações: a distância entre os locais, o tempo que vamos gastar para deslocação deste trajeto. É importante também ter em conta qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde nós estamos que podemos localizar o lugar para onde vamos. Os meios de orientação são: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste. Orientação pelo Sol e pela Lua. Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado. O Sol é a estrela mais próxima da Terra, que é o nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, não haveria vida no nosso planeta. Para nós podermos orientar pelo Sol, precisamos saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este, ou nascente ou oriente. A direção em que o Sol desaparece todos os dias chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o leste e o oeste, nós podemos olhar as direções em falta, que são o sul e o norte. É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão). Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

Orientação pela bússola. A bússola é um meio de orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa-dos-ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.

Rosa dos ventos

Quando nos localizamos os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa dificuldade? Por meio dos pontos colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais. São pontos colaterais: o nordeste (NE), entre o norte e o leste; o sudeste (SE), entre o sul e o leste; o sudoeste (SO), entre o sul e o oeste; o noroeste (NO), entre o norte e o oeste. Os pontos cardeais e os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa-dos-ventos. Ao procurar uma direção, nós devemos sempre imaginar que estamos no centro da rosa-dos-ventos. Pontos cardeais são pontos principais ou pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação. Os pontos cardeais permitem dar uma ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o nosso quarto, nossa casa ou mesmo a nossa escola. Mas também pode ser grande como a nossa cidade. Pode ser um espaço maior, como a região em que se encontram nossa cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o nosso Estado ou nosso país.


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

26 Logged Visits

Found it 22     Didn't find it 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 7 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.