Skip to content

<

! FOSSIL ON THE BEACH !

A cache by Lynx__ Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/16/2019
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Praia da Adraga


A Praia da Adraga é uma praia situada no concelho de Sintra, perto de Colares e de Almoçageme, em Portugal, encontrando-se inserida no Parque natural de Sintra-Cascais.

O acesso à praia é feito a partir de Almoçageme, através de uma estrada sinuosa, que vai descendo até revelar o areal e o mar, que se escondem por entre falésias e rochas erguendo-se no azul límpido da água salgada.

Espalhadas pelo areal, existem diversas rochas escuras, que lhe conferem uma personalidade própria, combinando a paisagem de montanha, com a paisagem de praia.

Dispõe de um parque de estacionamento, que se pode revelar insuficiente durante o Verão, dado o elevado número de turistas que lá acorre. No mesmo local, existem também um restaurante e sanitários públicos.

Em 2003, a Praia da Adraga foi considerada, pelo jornal britânico The Sunday Times, uma das 20 melhores praias europeias, na opinião dos seus jornalistas e leitores.

É usual o nudismo, na zona norte da praia.


Caraterísticas

Temperatura média da agua no verão (ºC) : 17-18 ºC
Aluguer de toldos/chapéus de Sol
Segurança ou Vigilância
Parque de estacionamento
Duches
Bar
Restaurante






Para além da conhecida praia, dependendo da maré, há uma espécie de segunda praia na Adraga onde podemos ir pelo próprio pé, à esquerda de quem está virado para o mar, e o acesso pode ser feito através de um arco naturalmente esculpido na rocha calcária, que finca ambos os seus pés no areal. Podem-se avistar igualmente rochedos de variadas formas isolados das arribas, já meio perdidos e à deriva no Atlântico, prova geológica de como a erosão não tem sido feita delicadamente por estas zonas.

Por outro lado, lá em cima, nas falésias calcárias desertas e quase sem vegetação que abraçam a Adraga, encontram-se brechas e falhas, como é mais que normal no calcário, e que as chuvas esbateram até se tornarem pequenos poços e cavernas, afunilados e profundos. A mais óbvia é a caverna que se encontra na arriba sul, onde normalmente as gaivotas descansam, negra como a noite, e à qual se deu o nome de Fojo dos Morcegos. Para lá ir é recomendável que se volte atrás e se tome novo caminho, seguindo a subida de declive mais suave e evitando a literal escalada que teremos de fazer se optarmos por tomar a distância mais curta vinda da praia.




* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *




Esta earthcache tem como objetivo dar-vos a conhecer os diferentes tipos de fósseis existentes, quer pela observação in loco (na Praia da Adraga) das suas carateristicas e formação, quer pelo estudo e análise da informação dada nesta página.


Assim sendo, de forma simples e sucinta:

Fóssil (substantivo masculino): Todo e qualquer vestígio identificável, corpóreo ou de actividade orgânica, de organismos do passado, conservado em contextos geológicos, isto é, nas rochas (do latim fossile < fossu, cavado, retirado do chão cavando).


Os fósseis e a sua idade

Os fósseis são objectos geológicos com uma origem biológica mais ou menos remota (consoante os casos). É fundamental ter bem presente que os fósseis não são organismos! Muitos fósseis, como os fósseis de pegadas ou de galerias, não são orgânicos, nem nunca foram organismos.

Não há limites cronológicos, temporais, mínimos para os fósseis. Um objecto biológico não se torna um fóssil apenas depois de um determinado número de milhares ou de milhões de anos enterrado... Não é a duração do enterramento que define o fóssil, mas sim a sua génese e o seu contexto presente. Se se trata de um objecto com origem biológica identificável (um dente, uma folha, uma pegada, um osso, etc.) e está, ou esteve, inserido num contexto geológico (enterrado em areia, petrificado, inserido numa rocha ou incluído no gelo de um glaciar, em âmbar ou em asfalto, etc.), então é um fóssil, independentemente do tempo decorrido desde o seu enterramento.

A maior parte dos fósseis é antiga, antiquíssima, com dezenas e centenas de milhões de anos de idade! São esses os fósseis a que nos referimos mais frequentemente. Mas, na verdade, podemos ter fósseis muito recentes, com apenas alguns anos ou até com poucas horas de idade...




Tipos de Fósseis

Somatofóssil:

Fóssil de restos somáticos (isto é, de restos corpóreos, integrantes do corpo) de organismos do passado (do Gr. sóma, sómatos, corpo + fóssil).

Por exemplo, são somatofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, de ossos, etc.

Somatofóssil de concha de vieira (Pecten). Miocénico do Algarve
Icnofóssil:

Fóssil de vestígios de actividade vital (isto é, de actividade biológica) de organismos do passado (do grego icnós, traço, vestígio + fóssil).

Por exemplo, são icnofósseis os fósseis (mineralizações, incarbonizações ou moldes) de pegadas, de pistas de deslocação, de marcas de dentadas, de excrementos, de ovos, de túneis e de galerias de habitação, etc.

Icnofóssil de pegada de dinossáurio carnívoro (Terópode). Jurássico, Serra de Aire




Google Earth View




Para poderem efetuar o registo de "FOUND" nesta cache tem de responder a 3 perguntas:


  • Nas coordenadas indicadas, qual a àrea aproximada da rocha que tem fósseis?
  • Dos tipos de fósseis em cima descritos, quais observas (somatofósseis ou icnofósseis)? Dentro destes, a que te parece que correspondem? (vê os exemplos dados.)
  • A parede onde verificas a presença de fósseis encontra-se virada para que ponto cardeal?

Assim que me enviarem as respostas não precisam de esperar pela autorização do log. Se as respostas estiverem erradas ou houver algum inconformidade, eu comunicarei a informar!









Additional Hints (No hints available.)