Skip to content

<

Eu quero voltar para a ilha!

A cache by FabiosaGeo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/11/2019
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





                                                                

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

1) Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O processo de formação da ilha... devido à deposição de sedimentos a... da barragem.
A) ... terminou ... jusante
B) ... não terminou ... jusante
C) ... não terminou ... montante
D) ... terminou ... montante

2) Classifique os sedimentos depositados perto da água segundo a escala de Wentworth. Os sedimentos depositados mais distantes dessa zona são de maior, menor ou igual tamanho?

3) Considere a dimensão média das partículas do areal. Segundo a curva de Hjulström, imaginando que o areal estivesse coberto de água, que velocidade da água é necessária para colocar em movimento as partículas? Valor em centímetros por segundo.

4) Nessa zona há claramente uns sedimentos que se destacam pela sua cor mais escura. Indique o(s) tipo(s) de transporte devido à água que podem ocorrer nessas partículas.

5) Inclua uma foto no seu registo. No caso de não ser selfie, basta ser uma foto da sua mão a segurar um papel com o nick. É considerada obviamente uma foto por geocacher/registo e registos sem foto não serão validados.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

1) Select the only alternative that gives you a correct statement. The process of formation of the island ... due to sediment deposition at ... the dam.
A) ... finished ... downstream
B) ... not finished ... downstream
C) ... not finished ... amount
D) ... finished ... amount

2) Rate sediment deposited near water according to the Wentworth scale. Are the sediments deposited further from this zone larger, smaller or equal in size?

3) Consider the average size of the sand particles. According to the Hjulström curve, assuming the sand was covered with water, what speed of water is necessary to set the particles in motion? Value in centimeters per second.

4) In this area there are clearly sediments that stand out for their darker color. Indicate the type (s) of transport due to water that may occur in these particles.

5) Include a photo in your record. In case you are not selfie, just be a photo of your hand holding a paper with the nick. It is obviously considered a photo by geocacher / record and records without photo will not be validated.

Thanks for the visit.

 

  

 

Barragem Marechal Carmona

Também conhecida por Barragem da Idanha é uma barragem situada no rio Ponsul, perto de Idanha-a-Nova, Portugal. A barragem foi construída durante o Estado Novo e inaugurada em 1946. A barragem inclui duas estruturas: a barragem propriamente dita e o escoadouro ou descarregador de cheias. A barragem destinava-se ao aproveitamento das águas para a agricultura e para a produção hidroelétrica. Hoje em dia, a sua albufeira é um local de grande atração turística, existindo ali o Parque de Campismo Municipal de Idanha-de-Nova.

 

 

 


O que é uma ilha?

Ilha é qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. Com base nesse conceito, podemos entender de maneira equivocada que todas as terras emersas do planeta são ilhas. No entanto, para separar o que é uma ilha do que é um continente, convencionou-se dizer que a Austrália é o menor dos continentes e que a Groenlândia é a maior ilha. Qualquer porção de terra cercada de água maior que a Austrália é considerada um continente. Do mesmo modo, qualquer porção de terra cercada de água menor que a Groenlândia é uma ilha.

 

Barragem

Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, feita em rios, para a retenção de grandes quantidades de água. Albufeira é o espelho de água que fica a montante da barreira (o lado da nascente do rio).
 

Na albufeira é comum a deposição de sedimentos, como por exemplo areia e pequenos outros grãos, por conta da ação de transporte do rio desde a nascente até à barreira. No caso desta earthcache na Barragem Marechal Carmona em Idanha a Nova, a deposição ao longo de vários períodos de tempo de areias possibilitou a formação de ilha no meio da albufeira. Na maior parte do ano é apenas acessível de barco, no entanto quando o nível da água é mais baixo que o normal dá para ir lá a pé.

O transporte de detritos pelas águas pode fazer-se por vários processos: em suspensão, se são materiais finos; por saltação, rolamento ou arrastamento para materiais mais pesados e grosseiros.

 

Classificação de partículas segundo Wentworth

O tamanho dos grãos refere-se às dimensões físicas das partículas de uma rocha ou de um outro sólido e podem variar de extremamente pequeno, até maiores como argila, silte, areia, cascalho, matacão e rochas. A nomenclatura para a descrição dos tamanhos dos grãos é um fato importante para os geologistas, por que o tamanho do grão define a maioria das propriedades básicas dos sedimentos.

Tradicionalmente os geólogos costumam utilizar a Escala de Wentworth, que costuma dividir os sedimentos em algumas classificações tendo em conta o seu diâmetro em milímetros.

 

Curva de Hjulström

A velocidade da corrente necessária para colocar um determinado detrito em movimento - erosão - é maior do que aquela que é necessária para o manter em movimento - transporte. A competência de um rio diz res­peito à sua capacidade para transportar carga sólida. A competência é avaliada em ter­mos da partícula sólida de diâmetro máximo que pode ser posta em movimento no leito de um rio. No diagrama da figura (diagrama de Hjulström) estão representadas curvas experimentais que tentam explicar a influência da velocidade da corrente e da dimensão dos materiais nos fenómenos de erosão, de transporte e de sedimentação.

 

 

Fontes Consultadas / Sources Consulted 

https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/37936/1/Notas%20sobre%20sedimentacao.pdf

Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)

 

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.