A Cache foi feita para ajudar a conhecer melhor Luís de Camões, o maior escritor português de todos os tempos. Tem no seu interior uma Pala igual a que o poeta usou. Para descobrir as coordenadas onde está escondida, tem de se deslocar à Alameda Luís de Camões. Neste local pode recolher os números que necessita para resolver o enigma deste desafio.
Luís Vaz de Camões
Considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental, Camões escreveu várias obras das quais se destaca naturalmente a epopeia nacionalista Os Lusíadas. Foi um renovador da língua portuguesa tornam-se um dos mais fortes símbolos de identidade nacional e uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos. Envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boémia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, autoexilou-se em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Depois deste infortúnio, passou a usar uma Pala no olho que é objeto desta Cache.
Fonte: Wikipédia
A Cache
A meio da Rua Alexandre Herculano emerge a alameda Luís de Camões que tem tanto de beleza natural como escultórica. Aqui, defronte para a Escola Básica Grão Vasco, pode encontrar o busto do poeta Luís Vaz de Camões, da autoria de Almeida e Silva, envergando as vestes da época, coroa de louros à cabeça e manuscritos junto ao peito, quase que “apadrinha” os jovens estudantes já que o seu olhar pousa nesta direção. Os retoques naturais proporcionados pelo jardim envolvente conferem-lhe ainda mais protagonismo, numa aura que tem tanto de mistério, como de poética e natural.
Fonte: Visit Viseu
Neste local pode recolher a informação que necessita para resolver o enigma que se segue:
N= 40º (A -18).(B - 1022)
W= 007º C(D-6).(E - 633)
A: Idade com que Camões morreu
B: Ano em que aqui foi edificada a estátua de Camões
C: Ano em que nasceu Camões -> 1C24
D: Número de bancos que se encontram no Jardim da Alameda Luís de Camões (à frente da estátua)
E: Ano em que morreu Camões
A+B+C+D+E= 3651
O material que se encontra na Cache não é para levar. Por favor deixe tudo como está. Se quiser pode tirar uma foto com o conteudo e partilhar no log, mas tenha cuidado para não identificar o lugar onde se encontra escondido. Espero que gostem.
Divirtam-se...
"Quem quis, sempre pôde."
Luís de Camões