GR26 - Terras de Sicó - MC01 Multi-cache

GRANDE ROTA TERRAS DE SICÓ

A Grande Rota Terras de Sicó é um percurso circular de 189 km e de cerca de 5000 m de desnível acumulado, que percorre o Maciço Calcário de Sicó em 8 etapas, divididas pelos concelhos de Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

Fortemente marcado pela paisagem cársica, pelo clima mediterrânico e pela presença romana no território, o percurso faz-se por caminhos ancestrais que ligam aldeias e vilas por entre campos de lapiás, bosques, terrenos de cultivo, pastagens e vinhas.

Venha conhecer as villas romanas, os castelos, as grutas e as paisagens, dê dois dedos de conversa com as gentes da terra e não deixe de provar o Queijo Rabaçal, o vinho, o mel e um vasto conjunto de iguarias que só um território tão singular pode produzir.

Na sua grande maioria, os trilhos podem ser percorridos a pé e de bicicleta de montanha. Consulte a informação de cada uma das etapas e descubra as Terras de Sicó!

ETAPA 1 - ROTA DO PALEOLÍTICO - Distância 30 km - Desnível Positivo 1000 m

Rumo à Redinha, esta etapa inicia-se no Largo do Cardal, seguindo depois pela Avenida Heróis do Ultramar até à Rotunda do Agricultor, onde o percurso toma o trilho de ligação à Aldeia do Vale, de arquitetura tradicional em pedra calcária.

Passa-se pela capela e pelo fontanário, iniciando-se então a subida para Alcaria e o Marco de Sicó (553m), entre impressionantes campos de lapiás. Depois de uma pequena paragem para apreciar e fotografar a paisagem, o percurso desce para as Aldeias de Ereiras e Pousadas Vedras, continuando depois para o Vale do Poio Velho e Poio Novo.

Dois sítios de elevado interesse paisagístico, hoje em dia muito apreciados pelos amantes dos desportos de natureza, mas também por arqueólogos, geólogos e historiadores. No Vale do Poio Novo existe um abrigo com figuras rupestres classificado de Interesse Municipal. À saída do Vale, o percurso desce para os lugares de Arrancada e Anços. Sugere-se uma nova paragem para conhecer a nascente deste rio, uma exsurgência permanente com um caudal médio anual de 50 Mm3. Diz-se localmente: “Em Sicó, vai tudo para Anços”. Segue-se então pelo “Caminho da Lâmpada”, a par com o rio até à Redinha.

Passam-se vários campos de regadio, algumas azenhas e a etapa termina juntoda Ponte Românica sobre o Rio Anços. No final recomenda-se ainda um passeio livre pelas ruas e monumentos da Vila.

ETAPA 2 - ROTA DO LAPIÁS - Distância 30 km - Desnível Positivo 870 m

Após atravessar a Ponte Românica sobre o Rio Anços, o percurso segue pela estrada principal até junto da Quinta do Tojal, tomando depois o caminho de terra batida que sobe para a aldeia dos Poios e daí para a Escarpa da Sr.ª da Estrela. Recomenda-se uma paragem para recuperar forças e para aproveitar a vista sobre o vale e os pormenores deste impressionante espelho de falha. De seguida ruma-se para Casais de S. Jorge. A entrada na aldeia é feita por um caminho murado. Percorrem-se as ruas da aldeia e toma-se um caminho rural de ligação às Degracias. Neste pequeno troço observam-se duas dolinas.

Continuando na direção do Largo da Igreja percorre-se a Rua Galega e, seguidamente, a Rua 1.º de Maio, à saída da qual se entra num novo caminho rural, logo acima de uma outra dolina. Entretanto aproximamo-nos da aldeia de Quatro Lagoas, que percorremos pela rua principal, seguindo depois para as Buracas do Casmilo, onde se recomenda uma nova paragem para observar estas singulares formas cársicas. A caminhada segue em direcção ao Casmilo, passando por impressionantes campos de lapiás. Continua-se por caminhos rurais até à Serra de Janeanes, onde pode ser observado o Moinho de Vento, após ligeiro desvio. Segue-se uma descida com excelentes vistas sobre o Vale do Rabaçal (onde passa a GR26 na etapa Penela – Alvorge), rumo à aldeia vizinha de Fonte Coberta. Aqui o percurso junta-se ao Caminho de Santiago, seguindo a par com o Rio dos Mouros até à aldeia do Poço das Casas e, posteriormente, a Conímbriga. Este último troço coincide com o PR1 CDN até Condeixa-a-Velha. A etapa termina no POROS (Museu Multimédia Portugal Romano em Sicó) depois de cruzar o centro da vila de Condeixa-a-Nova.

ETAPA 3 - ROTA DO VINHO TERRAS DE SICÓ - Distância 21 km - Desnível Positivo 660 m

Os primeiros quilómetros desta etapa são feitos em troço coincidente com a Rota de Conímbriga - PR1 CDN. Ao chegar ao Castellum de Alcabideque os percursos separam-se e a GR26 continua até às últimas casas da aldeia, enveredando depois por um caminho de terra batida à esquerda, que fará a ligação às aldeias de Casal Novo, Beiçudo, Mata, Traveira e Casal da Azenha.

Ao subir a rua do centro desta aldeia toma-se o caminho que sobe o monte Santiago Velho. A vegetação é abundante e dominada por pinhal, alguns eucaliptos, carvalhos e medronheiros. A descida faz-se pela encosta contrária na direção das vinhas que caracterizam esta etapa, para rapidamente se chegar a Podentes. Passa-se o Largo do Pelourinho, a Igreja Matriz e, já à saída da aldeia, envereda-se por um novo caminho de terra batida, inicialmente entre terrenos de cultivo e depois por pinhal e eucaliptal.

Antes de chegar à estrada de alcatrão que leva ao Melhorado, passa-se por duas sepulturas antropomórficas, testemunho de povoamentos anteriores. Pouco depois do Melhorado, subindo pelo caminho principal, avista-se à direita uma elevação e as ruínas do Casal do Melhorado.

No cruzamento seguinte toma-se essa direção, observando as ruínas e as várias lapas aqui existentes, conhecidas por aí se ter descoberto uma “chorca de ouro”. Pouco depois a paisagem é novamente caracterizada por vinhas e, seguindo pela esquerda, já se avistará o monte do Castelo de Penela e o final da etapa.

Seguindo nesta direção desce-se até às primeiras casas habitadas, rumo à encosta. Ainda antes do Castelo passa-se a Capela de S. Lourenço, o Arco da Misericórdia e a Igreja de Santa Eufémia.

ETAPA 4 - ROTA QUEIJO RABAÇAL - Distância 27 km - Desnível Positivo 710 m

Rumo ao Vale do Rabaçal, a rota desce do Castelo de Penela para tomar o caminho de ligação à aldeia do Espinheiro, passando o túnel do IC8. Seguem-se as aldeias de Chainça e Zambujal, até que a GR26 se encontra com o Caminho de Santiago, acompanhando inicialmente o Rio dos Mouros, conhecido localmente como “Caraglio Seco”. Seguese em direcção ao Rabaçal, onde se recomenda a visita ao Museu da Villa Romana e à Estação Arqueológica. Altura, para quem gosta, de provar o Queijo DOP (Denominação de Origem Protegida), entre outros produtos das Terras de Sicó. O percurso continua por um trilho nas traseiras do cemitério que dá ligação a um caminho mais amplo e novamente ao Caminho de Santiago. Daqui avista-se a povoação da Fartosa e, logo depois, o monte de Gerumelo. Para trás avista-se o seu “irmão”, o monte Germanelo e o que resta do Castelo do Rabaçal. O percurso contorna o Vale do Rabaçal até à aldeia das Casas Novas, onde percorre as suas ruas estreitas, ladeadas de antigas casas de pedra calcária.

Segue-se outro trilho até à aldeia da Ateanha, localizada no cimo de um monte com o mesmo topónimo. O caminho desce para o lado oposto, onde se avistam duas dolinas, entrando logo depois num antigo caminho murado que segue para Aljazede. Depois de um pequeno desvio aos campos do “Vale de Todos”, o percurso dirige-se para Trás-de- Figueiró, passando ao lado da aldeia e subindo o monte com o mesmo nome, ao mesmo tempo que se podem desfrutar de excelentes vistas. A descida é feita para o lado de Vila Nova, entrando a meia encosta num antigo trilho ladeado de muros, e que termina entre imponentes carvalhos, logo à entrada da aldeia. Após a saída da aldeia dirigimo-nos para a estrada do Rabaçal. Depois de a atravessar, entra-se novamente no Caminho de Santiago, passando junto às ruínas da Torre da Ladeia, antiga Capela de Nossa Sr.ª do Pilar e à nascente do Alvorge. A chegada à aldeia com este nome, sede de freguesia, marca o final de mais uma etapa da GR26.

ETAPA 5 - ROTA DOS MOINHOS DE VENTO - Distância 18 km - Desnível Positivo 290 m

Os primeiros metros da etapa que liga a Ansião são feitos pelo Caminho de Santiago e depois por um trilho que desce para a Aldeia da Junqueira, contornando o Monte da Costa e o Monte Alvão até chegar aos Moinhos do Outeiro, onde se consegue uma das melhores vistas de toda a etapa (panorâmica sobre o Vale da Várzea da Granja e Santiago da Guarda).

Dos Moinhos do Outeiro desce-se à aldeia da Granja, onde se destacam as ruínas do Paço da Granja (antiga residência dos Jesuítas), a Casa Museu de Fósseis de Sicó e a Igreja de Nossa Sr.ª da Orada. Faz-se então um desvio aos Casais da Granja, seguindo depois na direção de Santiago da Guarda, onde se recomenda uma paragem para uma visita cultural ao seu Complexo Monumental.

Dependendo da altura do ano em que estiver a fazer o percurso, e se o ano for chuvoso, recomenda-se o percurso alternativo de ligação a Ansião. Este percurso alternativo separa-se do percurso principal logo depois da Lagoa de Soucide, a 2,5km de Santiago da Guarda (consulte o mapa e recomendações para esta etapa).

A continuação pelo percurso principal percorre o Vale da Abrunheira e o Vale Escuro (zona que pode inundar), passando um túnel do IC8 que faz a ligação à Aldeia do Marquinho, conhecida pela ponte datada do séc. XIX sobre o rio Nabão. Ao chegar à estrada de alcatrão segue-se na direção do rio, continuando por caminho florestal até ao Escampado da Lagoa. À entrada da aldeia, o percurso faz um pequeno desvio à esquerda, de modo a contornar a dolina que está na origem do nome do lugar. Cerca de 2 km depois termina-se a etapa em Ansião.

ETAPA 6 - ROTA DO CARVALHO-CERQUINHO - Distância 22 km - Desnível Positivo 710 m

O início desta etapa percorre o Parque Verde até à nascente do Rio Nabão. É então que se começa a subir a serra, inicialmente por um trilho de pé posto exclusivamente pedestre e de BTT, com uma densa vegetação mediterrânica e sempre à sombra.

Quando este trilho termina, o percurso segue pelo caminho da direita até às aldeias de Casal Viegas, Lagoa e Ameixieira. Continuando para sul, contorna-se a Serra da Ameixieira e o Casal Soeiro, subindo gradualmente e passando acima das aldeias de Ribeirinho e Casal Soeiro, até que se alcança o topo da Serra do Anjo da Guarda (parque eólico, miradouro e moinhos de vento). Este local é muito interessante, quer do ponto de vista natural e paisagístico, quer a nível cultural. É aqui que se realiza o programa do Ciclo do Pão, promovido pelo Município de Ansião.

Para quem ler a listing aqui fica um ficheiro que ajudará em muito as contas, a ideia inicial era sem ficheiro mas a cache é para ser divertida e apenas tem em média 4 pontos por etapa, parece pior do que é :)

Atenção: Está prestes a fazer download de um ficheiro que contém detalhes adicionais necessários para encontrar esta geocache. Como dono da geocache, eu asseguro que este ficheiro é seguro para download. O ficheiro não foi verificado pelo Geocaching HQ ou pelo revisor. Faça download deste ficheiro a seu próprio risco. [ https://drive.google.com/open?id=1hRHONGG8w4BbqtAD3hMLu80WNzai4ZDA]. Transferir e editar a coluna a cinza!

Continuando para a Portela de S. Lourenço (a Sul) e Alvaiázere, rapidamente entramos em troço coincidente com a Grande Rota de Alvaiázere (GR35) e o PR2 AVZ – Encantos do Vale da Mata. Juntos percorrem o lado Este da Serra de Ariques, passando acima da aldeia de Marzugueira e contornando a Serra de Alvaiázere pelo lado

ETAPA 7 - ROTA DO AZEITE - Distância 28 km - Desnível Positivo 550 m

A fase inicial desta etapa acompanha parte da rede de percursos pedestres do Município de Alvaiázere, subindo à Mata do Carrascal pelo traçado do PR1 AVZ, e continuando a par com este percurso até à entrada do lugar da Mata, na base da Serra de Alvaiázere. É ao abandonar o PR1 que se toma a direção dos Megalapiás da Mata pelo PR4, chegando rapidamente ao lugar da Mata de Baixo.

Neste momento colocam-se duas possibilidades: atravessar o alcatrão, seguir em frente e logo depois virar à direita acompanhando a Ribeira das Barrocas (troço recomendado e exclusivamente pedonal), ou em alternativa seguir pelo alcatrão até à aldeia do Bofinho (indicado para os meses de inverno e períodos de maior precipitação). Ambas as possibilidades levam o pedestrianista à aldeia do Bofinho, prosseguindo para a nascente do Olho do Tordo (agora a acompanhar o PR3).

Depois de um pequeno troço ao longo do Ribeiro do Tordo, chega-se a um moinho tradicional e é então que se inicia a subida para Bouxinhas (agora acompanhando também a GR35 – Grande Rota de Alvaiázere). Só na aldeia seguinte (Vale da Couda), a GR26 se separa da GR35 e do PR3 AVZ, continuando por caminho de calçada até Almoster. Ao passar as ruínas da Igreja Velha de Almoster, segue-se para Santa Cruz e Fonte da Escusa, entrando depois no “Vale da Abelha”, atravessando o rio Nabão. Percorre-se o caminho que ladeia o rio para montante (cerca de 700 m), subindo depois para a Gesteira e Portela do Fojo, na base do Cabeço do Lelo, que se sobe até aos moinhos e aldeia das Corujeiras. Ao descer toma-se a direção de Abiúl, passando pela Quinta da Graça.

ETAPA 8 - ROTA DA TAUROMAQUIA - Distância 15 km - Desnível Positivo 320 m

Com saída do Largo da Igreja de Nossa Sr.ª das Neves, a GR26 desce ao Largo da Praça Velha, onde pode ser apreciado o Palanque dos Duques de Aveiro e o Forno Tradicional das Festas do Bodo. Saindo da vila em direção a Vila-Cã, atravessa-se uma ponte sobre a Ribeira de Valmar, tomando de imediato a direção da direita, rumo à Capela da Sr.ª das Virtudes e a Garriapa. Ao subir pela rua principal tomase a terceira saída à esquerda, novamente por caminhos rurais, entre zonas de mato e terrenos de cultivo. De seguida passa-se uma estrada de alcatrão até que, continuando calmamente em caminhos rurais, se chega à Capela dos Lameiros e à Aldeia dos Pousios. Nesta localidade a GR26 passa ao lado da entrada para uma mina de carvão, que entretanto abateu.

Quando o trilho desemboca numa estrada de alcatrão, descem-se alguns metros para depois subir por um trilho de pé posto aos baldios da Cumeeira. Ao chegar ao cimo desta cumeada, o percurso segue sempre pelo topo em direção a Pombal, passando na Mata da Rola e subindo ao Castelo Templário de Pombal, para depois percorrer a zona histórica: Torre do Relógio Velho, Praça Marquês de Pombal (com a Igreja Matriz, o Celeiro e a Cadeia), terminando no Jardim das Tilias, ao lado dos Paços do Município (Igreja do Cardal e Convento de Santo António).

Stage 0 - Para dar inicio à aventura quantos km (apenas os km não metros) para a Aldeia do Vale (segundo a placa da Grande Rota "GR")? (Valor de ZZ)

N 39º (54). [(ZZ*18)+112+(ZZ*19)+105+(ZZ*22)+200] W 008º (35). [((ZZ*6)-5)*((ZZ*5)-10)-((ZZ*2)-21)]

A abordagem a esta cache é da inteira responsabilidade da pessoa que a está a fazer, ler todos os requisitos, o desafio é grande mas atingível.

Stage 17 - > Stage 18 - Checker para verificar que todas as contas até agora estão OK!