O aeródromo de Ponte de Sor:
A história da aviação no concelho de Ponte de Sor começou no verão de 1919, quando foi inaugurado o Campo de Aviação ou “Campo de Aterrissagem de Ponte de Sor”.
A iniciativa partiu do Exército que considerou a localização geográfica, bem como a orografia e o acesso ao caminho de ferro muito favoráveis. Assim requereu à camara que cedesse ao estado um terreno para ser construído um “centro de aviação”.
Nas décadas de 1920 e 1930, foi comum a aterragem de aviões em Ponte de Sor e, embora com menor frequência, a realização de diversos espetáculos aeronáuticos. Existiram também projetos para a fixação de uma escola de aviação, bem como para o estabelecimento de um ponto de escala numa possível ligação aérea comercial entre Lisboa e Madrid. No entanto, o Campo de Aviação de Ponte de Sor tornou-se demasiado exíguo para satisfazer as novas exigências técnicas dos aviões que, entretanto, se foram construindo. Em consequência a atividade aeronáutica foi diminuindo e o registo da ultima aterragem data de 1935.
Décadas mais tarde, no início do século XXI, construiu-se um aeródromo junto à estrada nacional nº 2 entre Ponte de Sor e Montargil. Em 2006 foi lançado um concurso nacional para a constituição da Sede Nacional dos meios aéreos da Proteção Civil. O aeródromo sofreu então várias intervenções de ampliação, construção de uma pista com 1800m de comprimento e 30m de largura para permitir a operação de meios aéreos pesados de combate a incêndios e foi instalado um equipamento ILS que permite aterragens de precisão com condições de visibilidade reduzidas.
Com estas intervenções tornou-se numa das infraestruturas de referência no setor da aviação no país e assume-se como um centro aeronáutico de excelência. A Câmara de Ponte de Sor soube criar as condições para que empresas aqui se instalassem. Assim, encontram-se instaladas no aeródromo, além de uma base da ANEPC, a Escola de Aviação L3 Harris (ex-GAir), a Tekever (fabricante de drones), a HeliAvionics Lab (manutenção e reparação de componentes aviónicos), a Flytech (manutenção de ultraleves), a GFS – Global Flight Services e a U Aeroespace. Está ainda prevista a instalação de outras empresas e ainda do Aeroclube de Ponte de Sor.
O aeródromo de Ponte de Sor foi o anfitrião dos Portugal Air Summit 2017, 2018 e 2019 e do ARC – Air Race Championship 2018 e 2019.
Está agendada a realização do Portugal Air Summit 2020.
Mais informações disponíveis em:
http://aerodromo.cm-pontedesor.pt/index.php/quem-somos/
A cache encontra-se num "ninho" de fácil acesso e perto de um local onde pode estacionar a sua viatura. Contem apenas "log book".