Skip to content

Bocage ConVida (Caminhada de Sexta-Feira Santa) Event Cache

This cache has been archived.

btreviewer: De acordo com as informações fornecidas à população pela Direcção Geral de Saúde, Portugal permanece numa situação delicada no que respeita a infecção por COVID-19. Os próximos dias e as medidas tomadas até agora são cruciais para modelar o comportamento da pandemia em solo português.

Alinhados com esta entidade e as medidas em curso, somos da opinião que, pelo número de participantes, proveniência dos mesmos ou condições de realização, a maior parte dos eventos de geocaching sejam susceptíveis de gerar riscos inadequados e completamente desnecessários não só aos geocachers mas também (onde se aplica) a terceiros ligados às infra estruturas onde os eventos tomam lugar.

É por este motivo que a equipa de revisores decidiu arquivar este evento.

Existirão, de certeza, inúmeras oportunidades para nos juntarmos e convivermos sem tomarmos riscos desnecessários, assim que o estado da pandemia seja controlado.

Podem obter informação complementar no Geocaching Blog

Até lá, mantenham-se em segurança.

A equipa de revisores

More
Hidden : Friday, April 10, 2020
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

10 April 2020, 08:30 - 09:00

Em Azeitão a tradição é para manter e Elmano Sadino sabe disso.

Manda a tradição que na sexta-feira santa os Azeitonenses saiam das suas aldeias e se disponham a atravessar a Serra da Arrábida, logo pela manhã, bem cedo, de forma a poderem estar à hora do almoço no Portinho onde deverão saborear uma refeição na agradável companhia dos amigos caminhantes.
 
Como tudo começou?  Parece que ninguém sabe ao certo.
 
Uns dizem que já nos remotos tempos dos seus bisavós estes subiam a serra, a pé ou montados numa mula para poderem ir assistir às cerimónias pascais levadas a cabo pelo monges arrábidos no seu convento de Santa Maria, lá na vertente sul, onde o conjunto de pequenas casinhas brancas rodeadas de verdes matagais, olham o deslumbrante mar que se confunde com o céu azul.
 
Outros defendem que a tradição foi originada para que os moradores locais pudessem palmilhar, pelos sinuosos trilhos da serra, o mesmo caminho  que os frades arrábidos percorriam quando se vinham abastecer de víveres à vila.
 
E, há ainda aqueles que afirmam que tudo começou com a necessidade dos chefes de família irem abastecer-se do delicioso peixe fresco capturado naquelas águas  pelos pescadores e comercializado no Portinho da Arrábida, neste período de abstinência de carne.
 
Seja como for, o facto é que a tradição se manteve ao longo dos anos e, curiosamente, ao contrário do que se possa pensar, cada vez são mais aqueles que aderem a esta caminhada, nem sempre fácil de levar a cabo.
 
percurso terá cerca de 10km e conta com 400m de subida acumulada.
 
Neste ano de 2020 vamos percorrer o trilho tradicional até ao Portinho da Arrábida e fazer algumas paragens estratégicas.
 

É importante referir que a caminhada não é circular, pois terão de arranjar um meio de voltar a Azeitão. Sugiro que combinem com mais geocachers que forem à caminhada, que deixem um dos carros no principio e outro no final, para poderem depois trazer os condutores até Azeitão para virem buscar os carros.

 
EVENTO:
Para participar neste evento, não é necessário participar na caminhada. Basta aparecer nas coordenadas publicadas e pagar o moscatel, perdão, conviver.
INICIO DO EVENTO: 8:30
FIM DO EVENTO: 9:00

Additional Hints (No hints available.)