Skip to content

Rudistas no Mercado Lagos EarthCache

Hidden : 08/21/2020
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Nota - Note

O edificio não está sempre aberto. Fica o horário do Centro de Ciência Viva de Lagos.

Horário de funcionamento:
Aberto de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
O Centro está encerrado às segundas-feiras, e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro.

The building is not always open. It is the opening hours of the Centro de Ciência Viva in Lagos.

Opening Hours:
Tuesday - Sunday: 10 a.m. to 6 p.m.
The Centre is closed on Mondays, and on the following days: 24, 25, 31 December and 1 January. 

 

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, as respostas através do centro de mensagens.

Dirija-se ao ponto zero. Dentro do mercado e subindo ao 1º piso conforme imagem em anexo, já no 1º piso de frente para o lance de escadas que dão acesso ao terraço, no espelho do terceiro degrau, a sensivelmente 10cm da parede de mosaicos azuis do lado esquerdo (imagem 1), encontra-se o rudista a observar.

1) O fóssil observado a que tipo pertence: somatofósseis ou icnofósseis? Justifique.

2) Indique as suas dimensões.

3) O fóssil em questão pertence a que familia de rudista (radiolitídeo ou caprinídeo)? É resultado do corte longitudinal ou transversal do rudista?

4) Selecione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Tenha em conta a escala de tempo geológico. Os sedimentos que foram depositados em cima do rudista aquando da sua morte pertencem ... e os sedimentos abaixo do fóssil pertencem...

A) ... ao Paleoceno ... à era Mesozóica;
B) ... ao Paleoceno ... à era Cenozóica;
C) ... ao Paleoceno ... ao Jurássico;
D) ... ao Cretácico ... à era Mesozóica;

5) Tire uma foto conforme a imagem spoiler, com o nick de jogo e a data de visita junto do tag do quarto degrau que indica Rudistas e publique juntamente com o seu registo.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers through the message center.

Go to zero point. Inside the market and going up the 1st floor as show in the attached image, already on the 1st floor facing the flight of stairs that give access to the terrace, in the mirror of the third step, roughly 10 cm from the blue mosaic wall on the left side (image 1), the rudist is watching.

1) The fossil observed to which type it belongs: somatofossils or ichnofossils? Justify.

2) Indicate its dimensions.

3) The fossil in question belongs to which group of rudist (radiolitidae or caprinidae)? Is the result of the rudist's longitudinal or transversal cut?

4) Select a single alternative that is appropriate for a correct statement. Stand against a geological time scale. The sediments that were deposited on top of the rudist at his death were ... the sediments beneath the fossil belonged ...

A) ... to the Paleocene ... to the Mesozoic era;
B) ... to the Paleocene ... to the Cenozoic era;
C) ... to the Paleocene ... to the Jurassic period;
D) ... to the Cretaceous ... to the Mesozoic era;

5) Take a picture according to the spoiler image, with your nickname and the date of visit next to the fourth step tag that indicates Rudistas and publish together with your registration.

Thanks for the visit.

 

 

O que são Fósseis?

Os fósseis são restos de seres vivos ou evidências de suas actividades biológicas preservados em diversos materiais. Essa preservação ocorre principalmente em rochas, mas pode ocorrer também em materiais como sedimentos, gelo, resinas, solos e cavernas e os exemplos mais citados são ossos e caules fossilizados, conchas, ovos e pegadas. Fornecem dados importantes quanto a evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da Terra.
 
O aparecimento de fósseis é raro. Acontece que, por vezes, os restos orgânicos ficam rapidamente envolvidos num material protetor e impermeável que os preserva do contacto com a atmosfera, da água do mar e dos agentes decompositores e desta forma acabam por se tornar fósseis, ou seja, quando os compostos orgânicos que constituem o organismo morto são substituídos por outros mais estáveis nas novas condições como por exemplo, calcite, sílica, pirite, carbono, entre outros.

                   1-rudistfossils

Os fósseis podem ser classificados em duas categorias principais: 

 Somatofósseis: tipo de fóssil que ocorre quando alguma parte do ser vivo é preservada. São consideradas evidências directas dos seres vivos. Por exemplo, fósseis de dentes, de carapaças, de folhas, de conchas, de troncos, etc. São restos dos seres vivos.

 Icnofósseis: tipo de fóssil que ocorre apenas com evidências indirectas dos seres vivos, isto é, resultam das suas actividades biológicas. Por exemplo, estromatólitos, fósseis de pegadas, de marcas de mordidas, de ovos (da casca dos ovos), de excrementos (os coprólitos), secreções urinárias (urólitos), de gastrólitos, de túneis, de galerias de habitação, etc. São vestígios da passagem dos seres vivos.

                                          Somatof-ssil-vs-Icnof-ssil

 

 

 Rudistas

Os rudistas foram moluscos bivalves marinhos de tamanho e morfologia  bastante variados. Eles possuiam uma concha fixa ao substrato e eram bem adaptados ao modo de vida séssil. Estes animais alcançaram uma grande população na segunda metade do período Cretáceo habitando principalmente mares pouco profundos. Deixaram de existir, entretanto, devido à extinção que marcou o fim da era Mesozóica.

Os fósseis destes bivalves, normalmente de grande tamanho são bastante evidentes devido ao aspecto espesso e maciço da parede das suas conchas e ao facto de apresentarem cor esbranquiçada que se destaca bem no fundo da rocha calcária rosada a avermelhada. A rocha ornamental a que estes fósseis estão associados (calcário fossilífero), é um liós (ou lioz). Esta rocha é proveniente de pedreiras localizadas na região a Norte de Lisboa.

Rudistas Radiolitídeos - Possuiam uma valva inferior cónica, mais ou menos alongada, consoante os casos , e uma valva superior - a valva livre - aplanada, em forma de "tampa". Pode ocorrer de duas formas: em corte longitudinal ou em corte transversal.


 

Rudistas Caprinídeos - Estes bivalves rudistas tinham a concha formada por duas valvas distintas uma da outra: uma delas, a que se enterrava no substrato vasoso era cónica e a outra - a valva livre - era enrolada em "corno de cabra". A espessa parede das valvas possuía canais paleais (poligonais, largos, e piriformes, finos), o que, em corte, dá à parede da concha o seu aspecto alveoloar característico.

caprinideojpg
 

 

 

Escala do Tempo Geológico

Representa a linha do tempo desde a formação da Terra até o presente, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do quadro estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.

Additional Hints (No hints available.)