ARBORISMO

O termo “arborismo”, na sua essência, refere-se à escalada no elemento vivo, a árvore, que é o ponto central de toda a atividade. E pode ser realizada portando-se equipamentos ou não. Entende-se, neste caso, que se utilizados equipamentos, estes são portáteis e não ficam na árvore por mais de algumas horas, durante sua utilização.
Diferencia-se de "arvorismo": este consiste em passeios em trilhas instaladas em árvores. Neste caso, as árvores servem apenas como torres de suporte para equipamentos fixos, utilizadas em atividades lúdicas, desportivas e turísticas.
Como no arborismo não existem equipamentos instalados, está associada à ideia de pioneirismo em escalada e um maior grau de risco e aventura. O arborismo é ainda, e essencialmente, uma atividade preservadora das árvores e da natureza. É muitas vezes utilizada por pesquisadores, por coletores de sementes de árvores nativas e também por apreciadores da natureza, em suas atividades desportivas e de lazer no meio da mata.
O Local: A cache foi colocada num local com uma óptima vista para os campos do mondego, num local onde já houve um pequeno parque de merendas (neste momento, e após a tempestade Leslie, resta apenas uma mesa: ao chegar ao GZ se seguirem para o lado direito). Tem ainda vários ninhos de cegonhas pelo parque, pelo que por vezes se pode observar as cegonhas nos campos e nos seus voos neste local.

A Cache: A cache encontra-se a cerca de 10 metros de altura, pelo que é necessário o uso de cordas para a subida. Apenas contém logbook (levem material de escrita!)
Devem fazer apenas aquilo em que se sentirem confortáveis, não arrisquem mais do que devem. Se necessitarem de ajuda para a subida podem sempre falar conosco e tentamos ajudar ou acompanhar na experiência, e com o devido equipamento de segurança. (Contacto na hint)
Todas as fotos são da colocação da cache e vista do local.



