Uma nova obra de Arte Pública, no domínio da pintura mural, pode ser vista à entrada da cidade de Almada pelo Centro-Sul. Ocupando toda a extensão do muro do parque de estacionamento junto à rotunda do Centro-Sul, esta nova intervenção artística de natureza efémera, inspirada em Almada e na sua comunidade, foi realizada pelos artistas Klit e Gonçalo MAR, que assinam o trabalho como dupla Klit|MAR.
Tendo como ponto de partida uma pesquisa sobre o Concelho e os seus habitantes, o projeto da dupla culminou na criação de uma composição pictórica evocativa de valores culturais e identitários que caracterizam este território, como o Teatro, a Multiculturalidade, a Diversidade, o Mar, a Pesca, a Música, o Desporto, fundida com a nova identidade gráfica do Município. Nos extremos do mural, o voo livre de andorinhas representa simbolicamente uma das grandes premissas da arte, a de dar liberdade, proporcionar caminhos e escolhas e dar espaço ao sonho, que os artistas fizeram questão de exprimir no trabalho.
A linguagem e identidade visual que caracterizam outras intervenções de MAR e Klit no campo da Arte Urbana, surgem patentes também neste mural pintado a spray, cuja densidade plástica e paleta de contrastes vibrantes ajudam a comunicar a sua mensagem de forma clara e imediata. Com um sólido percurso individual operado em diversas áreas disciplinares, tem sido no campo da Street Art e do Graffiti em particular que o trabalho de ambos se tem afirmado com maior notoriedade e granjeado reconhecimento nacional e internacional. Pertencentes à mesma crew, MAR e Klit pintam juntos há vários anos, tendo neste projeto unido estilos mais uma vez para dar corpo a uma obra que representa o primeiro mural a ocupar toda a extensão deste emblemático muro da cidade, desde 2014 intervencionado com os trabalhos dos concorrentes finalistas da Competição Mural da “5.ª Mostra de Graffiti de Almada” e com um mural dos writers convidados da mesma edição deste evento dedicado à Arte Urbana.
Integrado no tecido urbano deste local que marca uma das principais entradas na cidade, este novo mural foi pensado e feito com o intuito de o valorizar, de lhe conferir identidade e atribuir uma nova carga estética e simbólica.
Iniciado no dia 23 de setembro, foi finalizada no passado dia 10 de outubro.
Seguem os atributos desta cache:
