No âmbito da ação "Aldeias Inovadoras" e da intervenção realizada com o Grupo de Jovens de Candosa, na estimulação da inovação e da criatividade, surgiu a ideia de se construir o baloiço do Lajedo, com o objetivo de se promover o território da freguesia e divulgar esta fantástica paisagem natural.
A Junta de Freguesia de Candosa foi um parceiro fundamental, que abraçou, desde o primeiro momento, a iniciativa, procedendo à idealização e construção do baloiço.
"Da natureza nada se tira, além de fotos.
Nada se deixa, além de pegadas.
Nada se leva, além de lembranças!"
informação retirada de: página do CLDS 4G Viver Tábua
|
A Rota das Pontes, percurso circular com uma extensão de 14 km, insere-se no projeto transversal “Rios e Zonas Húmidas” da CIM-RC (Comunidade Intermunicipal - Região de Coimbra), permitindo a descoberta do património natural e cultural desta região beirã, moldada pela presença do granito e dos seus cursos de água, entre os quais o rio Cavalos.
A partir do Centro de BTT da aldeia de Várzea de Candosa, segue-se em direção ao centro da mesma, merecendo um olhar atento as diversas fontes existentes, o casario em granito e a praça contígua à Capela de Santo Amaro.
Seguindo por caminhos rurais, o traçado do percurso conduz ao denominado Arco da Moura, uma rocha granítica com uma abertura de tamanho considerável, rodeada de graciosas fragas que permitem uma vista panorâmica sobre a aldeia.
A caminho da aldeia de Vale de Gaios detenha-se por alguns momentos a apreciar a Ponte Romana de Sumes, obra arquitetónica que une as duas margens do rio Cavalos, de apenas um arco, com vão de volta perfeita, cujo tabuleiro mede aproximadamente 50 m de comprimento e 3 m de largura, na qual se evidencia o engenho e a sabedoria construtiva do Império Romano. Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1990.
|
Esta cache é de tipo PEQUENO, e está escondida alguns metros de distância do baloiço para preservar a sua longevidade. Tem no seu interior apenas logbook e stashnote. Devem de levar material de escrita.
Sejam discretos nas buscas, usufruam do baloiço e tirem fotos em muitas fotos.
Aproveitem a paz e serenidade deste belo local, vale mesmo a pena!
|