Vértice Geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal, e "Pinoco" no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. Essa rede de triângulos, medidos com exactidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodesia espacial, forma a designada de 'rede geodésica'. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
- 1ª Ordem: pirâmides distando 30 a 60 km;
- 2ª Ordem: cilindro + cone listados distando 20 a 30 km;
- 3ª Ordem: cilindro + cone distando 5 a 10 km.
A Rede Geodésica Nacional é a infra-estrutura básica onde se apoia toda a cartografia do país e que serve todos aqueles (empresas, autarquias e outros organismos públicos e privados) que, por força das suas actividades, necessitam de referenciar geograficamente os seus projetos (os Planos Diretores Municipais, por exemplo).
Este Vértice Geodésico, denominado Picoto, é do tipo Cruzeiro, cujo sinal é parte integrante de um cruzeiro, a uma altitude de 298 metros, encontra-se localizado no Monte do Picoto, no concelho de Braga, junto deste têm-se uma vista priveligiada sobre a cidade de Braga.
Fonte dgTerritorio
|