Skip to content

A25 W-E Mystery Cache

Hidden : 4/5/2021
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A25 W-E

É uma das principais autoestradas de Portugal, sendo a principal porta rodoviária do país para o resto da Europa. Por ela circulam diariamente milhares de veículos ligeiros e pesados com destino ao estrangeiro. Resulta da duplicação do traçado original do IP5, construído entre 1983 e 1989 pela Junta Autónoma das Estradas, em quase todo o seu percurso, à excepção dos troços Vouzela-Prime, Chãs de Tavares-Fornos de Algodres e Açores-Alvendre, onde foi construída de raiz pela Ascendi em formato de autoestrada, mantendo-se o traçado original do IP5 como alternativa. Entre o nó das autoestradas A24/A25 e o nó do Caçador aproveitou a antiga variante à Estrada Nacional nº2, também construída pela Junta Autónoma das Estradas, que ligava o IP3 ao IP5. Para assegurar a continuidade entre a antiga variante à EN2 e a A25, foi reformulado o nó do Caçador, dando origem a uma polémica e perigosa curva com raio de 180º conhecida como "Bossa do Camelo", num troço onde, apesar de hoje ser taxado com portagens, a velocidade é limitada a 80 km/h e controlada por radar.

Foi concluida em 2006, após anos de reivindicações por parte das entidades locais e associações de transportadores rodoviários. Veio substituir o perfil original 2+1 do IP 5 , uma estrada bastante perigosa e congestionada - sendo até conhecida por «estrada da morte» - tendo sido em grande parte construída sobre a antiga estrada, o que provocou com que a  A 25  seja uma das mais sinuosas autoestradas de Portugal, contudo, o objetivo de reduzir a elevada sinistralidade da antiga IP5 foi conseguido.

A maioria das estações de serviço transitou do antigo IP 5 , por estas se encontrarem junto ao traçado duplicado.

As áreas de Aveiro, de Vouzela e de Viseu são as excepções, tendo sido construídas de raíz aquando da transformação em autoestrada. No entanto, as restantes áreas de serviço mantiveram-se inalteradas, com más condições e fracos serviços que contrastam com a importância desta auto-estrada no panorama nacional.

A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS INDICADAS

Para  a encontrar vais ter de resolver e a este local chegar:

 

N 40º 37.A W008º 42.B

A = (DISTANCIA ENTRE BARRA E VILAR FORMOSO + VELOCIDADE MAXIMA PERMITIDA) X NUMERO DE SENTIDOS + NUMERO DE PORTICOS COM PORTAGEM X 2 + AREAS DE SERVIÇO NUM SENTIDO

B = DISTANCIA ENTRE BARRA E VILAR FORMOSO + NUMERO DE LIGAÇÕES A ESTRADAS NACIONAIS + 11XNUMERO DE AUTO   ESTRADAS A QUE A A25 SE LIGA

Additional Hints (No hints available.)