Skip to content

Ermida de São Sebastião e Cruzeiro (Alvito) EarthCache

Hidden : 08/31/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ermida edificada no início do século XVI, apresenta uma arquitectura enquadrável no gótico-mudéjar, particularidade alentejana do estilo gótico.
Está localizada na extremidade da vila a fim de proteger a mesma da maleita da peste, através do padroeiro São Sebastião.


Os feldspatos constituem um dos grupos mais importantes dos minerais. São os minerais de maior importância na quase totalidade das rochas magmáticas. Quimicamente, são aluminossilicatos com potássio, sódio e cálcio. Os feldspatos com bário ou estrôncio constituem curiosidades mineralógicas.

O granito é uma rocha de granulação grossa geralmente de cor clara composta principalmente de feldspato e quartzo, que juntos compõem pelo menos 55% da rocha. Quartzo pode variar entre 20-45% e feldspato até 60% do granito. São os cristais entrelaçados destes dois minerais muito duros (feldspato e quartzo), que dão ao granito a sua força e o torna um bom material de construção. O Granito também tem uma quantidade variável de outros minerais menores, tais como a mica biotite preta, e o horneblenda anfibólio preto, são estes que conferem ao granito a sua aparência de sal e pimenta clássico.
A cor do granito pode variar do rosa ao creme, branco e cinza, depende do tipo de feldspato que predomina. O feldspato orthoclase rico em potássio, tem uma cor rosa salmão, enquanto plagioclásio rico em sódio, é branco ou cinza.
O granito é classificado como uma rocha intrusiva, formando-se a partir do magma muitos quilómetros abaixo da superfície. A formação granítica começa quando duas placas tectónicas chocam. Uma das placas é empurrada para debaixo da outra criando uma zona de subducção. As rochas na placa que é puxada para baixo ficam super aquecidas sob a extrema pressão, até aos 1.600 graus C, fundindo-se em magma, que, em seguida, sobe porque é quente e menos denso do que o material circundante. Cerca de 10% do magma será empurrado para a superfície, em erupção como vulcões, onde é rapidamente arrefecido criando uma variedade de rochas de granulação fina como o basalto e a obsidiana. No entanto, 90% do magma permanece abaixo da superfície, arrefecimento lentamente durante um longo período de tempo, formando desta forma massas irregulares de granito. Consoante o tempo de arrefecimento e a temperatura o granito forma diferentes padrões. Um arrefecimento mais rápido leva à formação de cristais mais pequenos enquanto que, um arrefecimento mais lento permite o desenvolvimento de cristais maiores.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas (ponto 1) e o cruzeiro (ponto 2). Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" presente no cimo desta página.
Ponto 1 (Ermida de São Sebastião):
1. Qual a cor predominante do granito usado na construção do arco que ladeia a entrada principal?
2. Com base na resposta anterior, que tipo de feldspato está presente?
3. Olhando para o pavimento junto à entrada principal da ermida, as pedras são compostas por felspato rico em potássio ou sódio?:
Ponto 2 (Cruzeiro):
Use a imagem "spoiler" para o ajudar a identificar as pedras que deve observar para responder às perguntas do ponto 4.
4 a) Qual a data inscrita na base do cruzeiro?
4 b) A pedra Nº 1 é composta por felspato rico em potássio ou sódio?
4 c) A pedra Nº 2 tem a mesma cor da pedra Nº 1?
4 d) Se respondeu "não" à questão anterior, identifique a cor e o tipo de felspato predominante na pedra Nº 2.
5. Junto ao cruzeiro tire uma foto com algo que o identifique como geocacher, mas que não denuncie qualquer resposta. Por exemplo coloque a igreja matriz como "fundo".
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!

Additional Hints (No hints available.)