Skip to content

Texturas no Parque Urbano de Vale de Cambra EarthCache

Hidden : 07/11/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.

A palavra “granito” vem do latim “granum”, que significa grão. A textura única e granular do granito é formada por cristais interligados que se formam quando rocha derretida se resfria sob a superfície da terra, se solidificando individualmente como quartzo e feldspato, junto com mica e pequenas quantidades de outros minerais. O tamanho dos cristais depende do tempo que leva para a rocha arrefecer. A cor do granito depende principalmente do tipo de feldspato que ele contém. Alguns são brancos, mas certas variedades têm um amplo leque de cores, entre verdes, vermelhos e amarelos claros, dependendo do grau de impureza e traços de outros elementos.


Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).
A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila - folhelho (xisto argiloso) - ardósia - xisto - gnaisse.
Tal como a maioria das rochas metamórficas, o xisto apresenta aspecto nitidamente cristalino, e devido às fortíssimas pressões a que a rocha é sujeita tem foliação nítida e uma textura suave e lisa.
Foliação é a orientação preferencial de minerais no meio rochoso que se manifesta pela facilidade dessas rochas se fracturarem segundo planos mais ou menos paralelos, lisos ao tacto.
adaptado de https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm


As respostas devem ser enviadas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" / "Enviar mensagem a este proprietário" presente no cimo desta página.

No GZ usa a imagem "zona a analisar" para identificar as zonas onde deves procurar as respostas a esta Earthcache.
1 - com base no que está escrito nesta página referente à textura como consideras a rocha predominante na construção da parede (zona 2), suave ou granular?
2 - com base na resposta anterior, é Xisto ou Granito?
3 - qual a cor dominante?
4 - os blocos da zona 1 (pavimento) são do mesma rocha da parede (zona 2)?
5 - se não, esta é suave ao toque ou áspera e granular?
6 - com base na resposta anterior, é Xisto ou Granito?
7 - ilustre o seu registo com uma foto onde seja visível algo que o identifique como geocacher (nome, gps ou selfie) mas que não denuncie as respostas (por exemplo foto tendo como fundo o parque).

Additional Hints (No hints available.)