Skip to content

MAR ADENTRO Mystery Cache

Hidden : 04/17/2021
Difficulty:
4.5 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


MAR ADENTRO

As zonas costeiras possuem uma cultura e um modo de vida com muitos séculos de existência, servindo os interesses da humanidade. Desempenham um papel estratégico na resposta às necessidades e aspirações das atuais e futuras populações da Europa. Desde sempre que as zonas costeiras estão relacionadas com a criação de postos de trabalho, com o crescimento económico e a com a qualidade de vida. Nesta ampla gama de funções destacam-se a pesca, a produção de energia (incluindo as fontes tradicionais, como o petróleo e o gás, e as renováveis, baseadas no vento e nas ondas), a mobilidade e comércio (os portos são elementos fundamentais das ligações de transportes mundiais), o turismo, o lazer, o recreio através das praias e dos desportos aquáticos e as paisagens agradáveis.

Estas atividades estimularam a fixação de pessoas e consequentemente o aumento de aglomerados urbanos nas zonas costeiras (CE, 1999). O espaço litoral português, continental e insular, concentra cerca de 75% da população portuguesa nos concelhos do litoral, sendo responsável pela produção de 85% do produto interno bruto. Nele se localizam as principais áreas urbanas e industriais, bem como as áreas de turismo intensivo, que alternam com áreas naturais, rurais e de pesca.

Portugal dispõe de uma das maiores zonas económicas exclusivas da Europa, com mais de 1.700.000 km2 , o que corresponde a cerca de 18 vezes a sua área terrestre. Neste sentido, Portugal dispõe de um enorme potencial de recursos associado a estes espaços marítimos, sobre os quais poderá ser aprofundado o conhecimento científico e técnico numa perspetiva de exploração de recursos e de desenvolvimento sustentável. A concentração populacional e de atividades económicas evidencia bem o valor da zona costeira no quadro socioeconómico nacional, razão pela qual deve ser considerada como um recurso Evolução da linha de costa e defesas costeiras – Análise custo/benefício 2 de maior valia, um recurso global, não só pelas funções que exerce mas também pelos usos e atividades económicas que proporciona Considerando a importância estratégica em termos económicos, ambientais e sociais que as zonas costeiras têm, é necessário levar em linha de conta também a sua enorme fragilidade e a situação de risco em que se encontra e que nos últimos tempos se tem agravado.

Um dos principais problemas que afeta as zonas do litoral de todo o mundo é a erosão costeira. Esta prejudica os habitats naturais e os povoamentos humanos, destruindo as atividades económicas e ameaçando a vida humana, sendo um tema que tem vindo a suscitar o interesse de diversas entidades (CE, 1999).

 

O aumento da taxa de erosão costeira é, entre outros, atribuído à elevação dos oceanos, à degradação antropogénica e transformação dos recursos naturais das zonas costeiras. Os ventos, que removem e acumulam areias, as marés astronómicas e meteorológicas, as tempestades e a subida generalizada do nível médio do mar, podem levar ao desaparecimento total ou parcial das praias, devido a galgamentos e inundações. A quantidade reduzida de entrada de sedimentos para o litoral devido à redução do caudal sólido transportado para o mar e às dragagens e extrações de areias, que levam a um défice sedimentar, são alguns dos fenómenos que conduzem à erosão da costa

Para combater a erosão costeira são conhecidas várias possibilidades de intervenção de defesa costeira, nomeadamente obras perpendiculares à costa (esporões), obras paralelas à costa (estruturas aderentes e quebramares destacados), alimentações artificiais com areias (a cotas positivas e/ou negativas), a ripagem de areias e a execução/reconstrução de dunas artificiais, bem como soluções mistas. Todas estas possibilidades devem ser bem avaliadas antes de utilizadas, pois qualquer delas representa uma interferência com o meio, podendo acarretar múltiplos efeitos.

 

As estruturas físicas aplicadas podem ser verticais ou horizontais ao litoral, variando os custos na escolha adoptada, tendo estas estruturas vantagens e desvantagens

Para avaliar o custo de uma obra de defesa é necessário ter em conta diversos aspectos não só em relação ao tipo de defesa, mas também em relação ao local onde esta será implantada. As possibilidades de escolha da intervenção a efetuar devem ser bem avaliadas antes de utilizadas, pois além de se ter em consideração a função que se pretende que desempenhem, estas representam uma interferência com o meio, e consequentemente terão resultados que muitas vezes ultrapassam o conhecimento atual.

ESTRUTURAS PERPENDICULARES A LINHA DE COSTA

ESTRUTURAS PARALELAS A LINHA DE COSTA

 

A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS PUBLICADAS.

ATENÇÃO AO ESTADO DO MAR!      

-. ....- ----- # / ...-- --... .-.-.- -.... ---.. ....- / .-- ----- ----- ---.. # / ....- ..... .-.-.- .---- ..--- ---..

Additional Hints (No hints available.)