Esta cache irá mostrar tanto onde se passou a História da saúde aqui em Viseu, como também irá mostrar onde vai começar a vida de muitos estudantes na área da saúde.
Hospital das chagas
O primeiro Hospital de Viseu foi o Hospital das Chagas, pertencente à Misericórdia, atual edifício da Polícia de Segurança Pública, instituído entre 1565 / 1585 por Gerónimo Braga e sua mulher Isabel de Almeida, junto da igreja de S. Martinho (extinta), para nele se tratar os doentes que não excedessem os três meses de curativo. A sustentação dos doentes ficava a cargo da Santa Casa, assim como a sua admissão.
O tempo trouxe-lhe a deterioração e a exiguidade, pelo que o Bispo D. Júlio (Julius Franciscus de Oliveira) o reedificou e ampliou, à sua custa, entre os anos de 1758 e 1760. No entanto, é de salientar que já em 1705 o Bispo D. Gerónimo Soares havia feito importantes obras na enfermaria deste Hospital para que os homens estivessem separados das mulheres. Em 1760 existiam duas enfermarias para homens e mulheres com quarentena e oito lugares além dos do venéreo; juntamente, havia uma especial casa separada com roda, para crianças enjeitadas.
O mesmo Bispo, no ano de 1764, doou à Misericórdia a importante soma de dez contos de reis em dinheiro destinados ao Hospital.

Antigo Hospital de São Teotónio
O Antigo Hospital de São Teotónio[1] foi construído de forma a substituir o primeiro hospital de Viseu, o Hospital das Chagas, instituído no século XVI.
A primeira pedra do Hospital Novo foi lançada pelo Bispo D. Francisco Moreira Pereira de Azevedo em 1793. Todos os concelhos da antiga Comarca de Viseu foram obrigados a contribuir para as obras por ordem de D. Maria I e durante alguns anos a construção esteve inclusivamente suspensa por falta de dinheiro e devido ao decorrer de diversas guerras.
Em 1842, o Hospital recebeu os primeiros doentes, ainda inacabado.
Em 1876, fez-se a bela escadaria semi – circular exterior, na entrada para o grande terreiro ajardinado em forma de paralelogramo, e que toma toda a frente do edifício. A construção prolongou-se por 49 anos, tendo as despesas ascendido a 185.482.206 reis.
Este edifício é considerado o primeiro de Viseu pela sua vastidão, majestade e solidez e pelo asseio que nele se nota.
Situa-se a sul de Viseu, em terreno enxuto, alegre e vistosíssimo, a pequena distância da cidade e no seu ponto mais alto, pelo que a Santa Casa da Misericórdia lhe colocou três para-raios para o defender das faíscas elétricas.
Do Hospital se descobre um vastíssimo horizonte limitado a Oeste e Noroeste pelas Serras da Gralheira e Caramulo, a Sudoeste pela Serra do Buçaco, a Sul e Sueste pela Serra da Estrela.
Este Hospital tem dois pavimentos, tendo quatro enfermarias com os nomes de São João, S. Francisco, Sant’Ana e Senhora das Dores
Tem mais duas enfermarias para os Irmãos da Misericórdia, alguns quartos para pensionistas, compartimentos para alienados e presos doentes, casa de banho, casa de autópsias e casa mortuária.
Hospital de São Teotónio - Centro Hospitalar Tondela-Viseu
As novas instalações do Hospital de São Teotónio foram abertas em 14 de julho de 1997. O novo edifício localiza-se a cerca de 1 km do antigo hospital. O antigo Hospital de São Teotónio foi encerrado e, anos mais tarde, convertido numa Pousada, a qual foi aberta em 2009.
Em 1 de Abril de 2011, o Hospital de São Teotónio foi fundido com o Hospital Cândido de Figueiredo (Tondela) para formar o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, com uma administração comum. Carlos Rebelo, médico ortopedista, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração,] cargo que exerceu até janeiro de 2017.
Em agosto de 2015, foi inaugurado um novo acesso rodoviário e pedonal ao recinto do Hospital. A nova entrada facilitou significativamente o acesso ao Serviço de Urgências a partir da Rua D. João Crisóstomo de Almeida, que delimita o hospital a nascente.

ESSV - Escola Superior de Saúde de Viseu
A Escola Superior de Saúde de Viseu é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Viseu, em Portugal, que resultou da reconversão da Escola Superior de Enfermagem (Portaria n.º 216/2005, de 24 de Fevereiro).
A Escola Superior de Enfermagem de Viseu foi criada pela Portaria n.º 228/71, de 01 de Maio, tendo iniciado as suas atividades pedagógicas e científicas ao serviço da formação em Enfermagem em Outubro de 1974. A sua integração como Unidade Orgânica do 'Instituto Politécnico de Viseu' ocorreu em Janeiro de 2001. Em Fevereiro de 2005, foi feita a sua reconversão para Escola Superior de Saúde.
(Informação retirada da Wikipédia)