Esta serra fica a cerca de 25 km da cidade do Porto seguindo pela A4 em direcção a Vila Real. Valongo é talvez o local de Portugal onde se escala à mais tempo. Pelo que sabemos desde os anos 40 se percorram as fragas desta serra. Uma delas é a Fraga do Diabo, situada em frente à Fraga Lisa, e que hoje se encontra esquecida. Pela sua proximidade com o Porto foi local de treino para outros objectivos mas também zona de formação sendo nas fragas de Valongo que se iniciaram muitos dos escaladores desta zona.
Sujeitas a vários vandalismos e roubos de material nunca deixaram de ter escaladores. Do pitão ao químico passando pelo parabolt ou o velhinho spit estas fragas já foram equipadas com o mais diverso material. O ultimo grande reequipamento data de 1998. Nessa data, e por motivo do encontro nacional de escaladores organizado pelo Clube Nacional de Montanhismo – Norte, este apoiou o com o material e eu, com a ajuda de várias pessoas, reequipei as vias mais usadas e cujo o equipamento estava necessitado. Desde essa altura surgiram mais algumas vias um pouco por cada fraga, como é o caso das fragas do Sanatório. Valongo não é um local para quem querer fazer dificuldade. A maioria das vias são de grau médio. Mas a visita a este local histórico no montanhismo português merece de qualquer forma uma visita.
Fraga do Castelo – é talvez a mais conhecida e frequentada. Tem um acesso fácil de cerca de 10 minutos entre o carro e a base das vias. Conta com dois sectores principais: as placas – zona virada para os antigos moinhos – e a face do rio onde será necessário rapelar para a base das vias.


Recomendações
Para fazer esta cache é necessário técnicas de rappel/escalada e utilização de material específico para tal.
Não efectuar esta cache sozinho.