Oproveitamento Hidroeléctrico de Vila Nova-Venda Nova
O aproveitamento Hidroeléctrico de Vila Nova-Venda Nova foi contruído em 1951 e está no leito do Rio Lage (Pode ter ainda outros nomes: Rio da Laje e Ribeiro de Lamas de Miro).
Rios este que faz fronteira entre os distritos de Braga e Vila Real.
Na década de 50 entraram em funcionamento um conjunto de aproveitamentos implantados na bacia hidrográfica do Rio Cávado, que actualmente integram o Sistema Hidroeléctrico do Cávado-Rabagão-Homem.
São elas: Alto Rabagão, Vila Nova / Venda Nova, Paradela / Vila Nova, Frades, Salamonde, Caniçada e Vilarinho das Furnas, tendo no total uma potencia instalada de aproximadamente 633MW, com energia média anual de 1425GWh/ano.
Actualmente, os aproveitamentos hidroeléctricos são solicitados a fornecer essencialmente energia em horas de cheia e de ponta, bem como a equilibrar as variações de produção resultantes da variabilidade das origens eólicas.
Estes aproveitamentos hidroeléctricos têm vindo a ser alvo de requalificação com vista ao reforço de potência e insere-se na estratégia de promoção e exploração de centros electroprodutores que utilizam fontes renováveis e tem em vista o cumprimento dos objectivos nacionais traçados neste âmbito. Portugal assumiu diversos compromissos internacionais, nomeadamente os decorrentes do Protocolo de Quioto, em que se comprometeu a limitar o aumento das suas emissões de gases com efeito de estufa em 27% relativamente aos valores de 1990, e da Directiva relativa à promoção da electricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis, que estabelece como meta indicativa que a electricidade produzida a partir de fontes de energia renovável corresponda a 39% do consumo bruto de electricidade em 2010. Recentemente, o Governo português estabeleceu objectivos ainda mais ambiciosos, elevando esta meta para 45%.
O objectivo desta cache é mostrar esta pequena albufeira que quase passa despercebida, mas que nos permite obter bonitas fotografias da paisagem envolvente.
***********************************************
A cache:
O recipiente é de tamanho pequeno.
Contem apenas logbook e stashnote; Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade. Sejam discretos.
Opcional: Tirem fotos do local e publiquem juntamente com o vosso log.
E, principalmente, divirtam-se!
***********************************************
Façam CITO, se necessário.
Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!
Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com