Skip to content

A Pedra caída da era do gelo EarthCache

Hidden : 09/18/2021
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Há muitos e muitos anos atrás não haviam sido formatos os continentes, então com o passar do tempo eles foram se dividindo separando assim cada continente, e ficando chamado de era.

Uma das evidências mais claras da deriva continental é um quase encaixe perfeito entre os litorais leste da América do  Sul e o oeste da África. A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta.

 

Pode-se dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer da história da Terra. Essa constatação é resultado de estudos recentes, realizados principalmente a partir de meados do século 20.

 

Foi encontrado em Rio Negro-Paraná, evidências desta separação dos continentes. Uma pedra que caiu dentro de um lago, quando Rio Negro ainda fazia parte de outro continente, antes da separação.

 

O barro embaixo da terra virou rocha e é possível observar o encaixe perfeito entre a pedra e o cascalho, e imaginar o momento que ela desabou do alto de uma montanha e aconchegou-se ao fundo de um lago, onde seria observada como uma das quatro únicas evidências desta era do planeta. A Pedra Caída, como é conhecida na cidade, tem sido maltratada e ignorada por muitos anos. Mas agora existe um projeto para preservar esta senhora de 300 milhões de anos.

 

As perguntas e respostas deste Earthcache farão com que você entenda cronologicamente parte da dinâmica do evento que aqui ocorreu:

 

1- Imagine que isso aqui era um grande lago coberto de água. Os sedimentos de lama foram depositados em um antigo fundo deste lago. Estas camadas sobrepostas dessa deposição podem ser vistas no local. 

Descreva com suas palavras estas camadas. Espessura, tamanho dos sedimentos, coloração, etc.

 

2- O planeta passava pela era do gelo, o derretimento das geleiras fazia com que enormes blocos de gelo flutuassem na superfície desse lago. Alguns destes "icebergs" carregavam antigos pedaços de rochas e seixos no seu interior. Após esse gelo derreter as rochas caiam até atingir o fundo do lago, acomodando-se sobre os sedimentos.

Este bloco de mais de uma tonelada foi um deles. 

Onde o bloco caiu há evidência de achatamento nas camadas? Descreva o formato, posição...

 

3- Depois que a pedra caiu, ela continuou a receber novas camadas que a cobriram, ocorreu então a litificação que converteu os sedimentos em rocha sedimentar consolidada. Milhões de anos depois a erosão (que pode até mesmo ter sido a ocasionada pelo rio ao lado) fez o seu trabalho de escultura e nos propiciou a exposição deste magnífico afloramento. 

Qual a posição e altura da rocha em relação ao solo atual? Há mais sedimentos sobre ou sob ela?

 

FONTE:  geoturismobrasil.com - sdstur.wordpress

 


 

Additional Hints (No hints available.)