Skip to content

<

Arco de Chibanes

A cache by Kunumato Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/06/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Arco natural


Para que possa registar esta Earthcache, tem que ir ao GZ e com base no que observar responder por mensagem a estas questões e colocar uma foto presencial no seu registo.
Todas fotos publicadas que denunciem as respostas, assim como registos aos quais não tenha recebido as respetivas respostas e foto, serão apagadas sem aviso prévio.
Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Diga-me por palavras suas como se originou este fenómeno?
2- Qual a orientação da passagem no arco? (Exp. N/S ;NW/SE).
3- Qual é a altura e largura deste arco?
4- Qual a formado arco, (redondo, oval, quadrado , retangular, disforme ou em ponte)?
5- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Espero que tenham disfrutado da visita!



Arco Natural


Um arco natural é uma formação geológica na qual um arco ou ponte de rocha natural é observado. A maior parte dos arcos de rocha natural são formados junto a arribas nas quais existe uma camada superior de maior resistência à erosão nas camadas mais brandas. O recuo progressivo por agentes erosivos da base da falésia em ambos os lados de uma fina parede ao longo do tempo dará origem a um arco.
O agente erosivo pode ser as ondas do mar, a água de um rio ou, em certas circunstâncias, o vento e a chuva. Deve-se sempre observar que a erosão é maior na parte inferior da falésia.

Formação:

O arco é formado por uma remoção seletiva de partículas de rocha devido a um processo de erosão no qual agentes externos e alguns outros internos influenciam.
Rochas de qualquer tipo são uma matriz complexa de pequenas partículas sólidas interconectadas, chamadas de grãos, que são fragmentos microscópicos de cristais de vários minerais. Durante a diagênese, alguns minerais precipitam entre os poros da rocha, formando um cimento que une os grãos e os consolida.
Da mesma forma, em condições de metamorfismo, alguns minerais voltam a crescer ou novos são formados, consolidando também a rocha.
A erosão macroscópica ocorre quando algum processo catastrófico forma pequenas fraturas dentro desta matriz. Isso divide a rocha em grandes fragmentos que podem sofrer um deslocamento relativo devido à força da gravidade ou à pressão da água. Por outro lado, a erosão microscópica ocorre quando, pela ação de um determinado agente geológico, os cristais do cimento que ligam os grãos da rocha se dissolvem. Ambas as erosões são eficazes, embora em escalas de tempo diferentes.
Sob certas condições ambientais, a combinação dos dois processos erosivos formará um arco natural, condições que dependerão do tipo de rocha, inclinação dos estratos ou exposição da rocha a agentes geológicos erosivos. Esses processos devem operar em uma sequência específica para que resultem em arco.

Arcos formados pela água do rio:

Alguns arcos naturais dos rios são formados a partir de rochas que estavam no caminho dos riachos, que desgastam a rocha por dissolução química de seus minerais, até que penetrem nela. Nesse caso, eles são chamados de pontes naturais em vez de arcos.
Pontes naturais também podem ser formadas a partir da erosão cárstica de cavernas na rocha calcária, que acabam afundando, deixando essas estruturas visíveis na superfície do terreno.

Arcos formados por agentes atmosféricos:

- Fraturas profundas que penetram uma camada de rocha de arenito.
-A erosão desgasta as camadas de rocha exposta e aumenta a superfície das fissuras, isolando as estreitas paredes de arenito.
-A alternância de geada e degelo provoca o desmoronamento e descamação da rocha porosa de arenito e, eventualmente, corta algumas das paredes.
-O buraco resultante começa a alargar o arco devido à ação da queda de grandes rochas ou à ação de agentes geológicos atmosféricos. Às vezes os arcos desabam, deixando apenas os restos no chão que o tempo cuidará de fazer desaparecer.

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Arco_natural.


Additional Hints (No hints available.)