Vale de Poldros, Val de Poldros ou Santo António de Vale de Poldros: esta povoação minhota tem mais designações do que habitantes.
Durante a Idade Média, a economia agropecuária da região do Alto Minho desenvolveu-se, tendo as práticas nómadas uma forte expressão. Assim, surgiram as brandas ou inverneiras. Uma branda é um conjunto de cardenhas e as cardenhas são os pequenos abrigos de pedra que ainda podem ser encontrados em Vale de Poldros e que lhe dão ar pitoresco que ostenta.
A Branda de Santo António de Vale de Poldros é uma das cerca de 10 brandas existentes no Alto Minho e a melhor preservada. Localizada a meio da encosta, a sensivelmente 1200 metros de altitude, esta branda ergue-se sobranceira ao rio Vez, proporcionando fantásticas panorâmicas sobre toda a região.
Nesta aldeia - que ficou conhecida como "Aldeia dos Hobbits" pela semelhança com os cenários verdejantes da saga "O Senhor dos Anéis" - é possível desfrutar do profundo silêncio enquanto se passeia por entre um enorme número de cardenhas, feitas totalmente em granito e xisto, de forma rudimentar. "Nos meses de Verão, estes espaços foram, outrora, ocupados por pastores e agricultores (brandeiros), sendo o piso inferior destinado ao gado e o superior à habitação".
