Skip to content

CITO em Ouguela Cache In Trash Out Event

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching Event! The date of the Event has passed. We automatically archive Events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived Events, log trackables, and share their experiences.

More
Hidden : Sunday, 06 February 2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

06 February 2022, 15:00 - 16:30

Geo Alentejo · 9º Aniversário

No dia 8 de Janeiro de 2013 nasceu o Geo Alentejo, através de um grupo de amigos, com o objectivo de promover o melhor do que há escondido pelo Alentejo. Desde então o nosso grupo tem crescido e são cada vez mais os nossos membros, amigos e simpatizantes, sendo estes os principais responsáveis pela nossa existência.

O nosso 9º Aniversário, vai ser comemorado nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2022. O convite desta vez será a visita ao concelho de Campo Maior. Venham festejar connosco e celebrar a recente classificação das Festas do Povo de Campo Maior como Património da Humanidade.

O programa do evento é o seguinte:

Domingo (Dia 6)

15H00 - Abertura do Check-in
15H30 - Início do CITO
16H30 - Fim do evento

O CITO consistirá na plantação de várias árvores de espécies endêmicas num local atualmente em reabilitação na aldeia de Ouguela.

Dada a situação pandémica em que estamos, o programa e as diversas atividades previstas podem mudar ou ser adiadas para nova data a indicar.

Ouguela

Ouguela é uma povoação da freguesia de São João Batista, no concelho de Campo Maior, a 10 km da sede de concelho. Conta com cerca de 60 habitantes.

Passou a formar juntamente com outras praças castelhanas, parte do Reino de Portugal pelo tratado de Alcanizes.

Teve foral dado por D. Dinis a 5 de Janeiro de 1298, renovado por D. Manuel em 1 de Junho de 1512, retendo até à reforma administrativa de 1836 o estatuto de vila sede de concelho independente, altura em que foi integrada no vizinho concelho de Campo Maior. Entretanto, dado o seu declínio, cerca de um século depois, em 1941, foi anexada, como mero lugar, à freguesia de São João Batista.

O seu castelo foi uma das praças-fortes que defendia periodicamente o Alto Alentejo das invasões castelhanas. Foi mandado edificar à roda de 1300, e cercado durante a crise de 1383-85, a Guerra da Restauração (1642 e 1662, tendo desta feita sido ocupado), a Guerra da Sucessão Espanhola (1709) e a Guerra das Laranjas (1801, ano em que foi de novo ocupado).

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)