Trilho Panorâmico do Tejo.
GR12 E7 - Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol
Início: Centro Náutico / Fluviário Foz do Zêzere
N 39° 28.522 W 008° 20.588
Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
N 39° 27.469 W 008° 25.955
Tipo de percurso: linear, junto aos rios Zêzere e Tejo
Distância: 10,5 Km
Duração: 2,30
Declive: +244m / -263m
Quando visitar: Todo o ano
Pontos de interesse: Fluviário Foz do Zêzere / Centro
Náutico; encosta do castelo de Ozêzere; Ponte da Praia
do Ribatejo (obra de arte da Maison Eiffel); Cais Pai-
Avô, Fonte da Galiana; Castelo de Almourol -
Monumento Nacional; Convento de N.ª Sr.ª do Loreto;
Igreja Matriz de Tancos; Cais d'El Rei – Tancos; parque
de Escultura Contemporânea Almourol; Galeria do
Parque; Centro de Interpretação Templário de
Almourol
Inaugurado no passado dia 26 de Fevereiro, pelo Município de Vila Nova da Barquinha, este trilho destina-se a dar a conhecer aos visitantes a fauna e flora ribeirinha bem como locais históricos, alguns com vários séculos. O percurso em causa é linear, pode ser feito em qualquer dos sentidos, aconselho no entanto a começar junto ao Centro Náutico de Constância pois dessa forma quem visita o Castelo de Almourol poderá no final visitar também o Centro de Interpretação Templário com o mesmo bilhete. Dessa forma terminará no centro da vila onde poderá usufruir da gastronomia local, alguma dela também baseada no peixe do rio, além de que terá mais facilidade em encontrar transporte de regresso ao ponto de partida.
O trilho é em caminhos de terra batida, maioritariamente em trilhos usados e desbravados pelo Grupo Cicloturismo Barquinhense e ao qual agora foram acrescentados a devida sinalização bem como pontes, corrimões e alguns passadiços apenas nos locais mais perigosos.
Ao longo do trilho iremos encontrar caches nalguns desses locais históricos, onde tentaremos dar o devido destaque e outros em locais que valem a pena mesmo só pelas paisagens envolventes.
De referir que sem se afastarem do trilho encontrar diversas caches que já foram encontradas no local antes de estas serem devidamente homologadas.
Na época de cheias ao chegar perto do cais do pai avo o local poderá ficar inundado, nesse caso deverá virar à direita pelo meio das casas até à estrada de alcatrão junto à linha de caminho-de-ferro, onde viram à esquerda e uns metros mais à frente entram novamente no trilho.
Nos pilares de sinalização, em alguns corrimões ou pontes existem uns pequenos círculos de cor branca com um número seguido de SOS. É muito importante que consertar o número que acabou de passar pois em caso de acidente será muito mais fácil a sua localização para as equipes de socorro.
Para regressar ao ponto da partida caso o fazer de comboio as estações serão (conforme o ponto de início) Vila Nova da Barquinha ou Praia do Ribatejo, pelo meio do trilho ainda o apeadeiro de Tancos e a estação de Almourol. Atenção que não existem muitos trens e nem todos param em todas as estações pelo que devem consultar os horários antecipadamente.
Telefones Uteis.
Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha
249720350
Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha
249710629
GNR Vila Nova da Barquinha
Sobre este local.
Lampreia é o nome comum dado a diversas espécies de peixes ciclóstomos de água doce ou anádromos, com forma de enguias, mas sem maxilas, pertencentes à família Petromyzontidae da ordem dos Petromyzontiformes. Nestes peixes, a boca está transformada numa ventosa circular, com o diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. É um dos pratos muito apreciados nesta zona, realizado-se aqui por norma entre meados de Fevereiro e finais de Março o festival da lampreia e do sável, fora das iguarias desta zona. Hoje em dia com o aumento da poluição e dos baixos e irregulares caudais do Tejo a lampreia é cada vez mais escassa o que torna e sua pesca cada vez mais difícil e com a consequente subida dos preços.
Cientes da importância desta iguaria para a região, o grupo de cicloturismo barquinhense quando abriu este trilho decidiu em boa hora batiza-lo como trilho da lampreia, hoje integrado no trilho panorâmico do Tejo.