CIDADE
A Guarda é uma cidade portuguesa com 1 056 metros de altitude máxima, sendo a mais alta cidade do país. Com 26 446 habitantes (2021) no seu perímetro urbano, é a capital do Distrito da Guarda, estando situada na região estatística do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela.

«A cidade dos 5 F's»
A explicação mais conhecida e consensual do significado do epíteto de «cidade dos 5 F's» diz que estes significam Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. A explicação destes "efes" tão adaptados posteriormente a outras cidades é simples:
-Forte: a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força;
-Farta: devido à riqueza do vale do Rio Mondego;
-Fria: a proximidade à Serra da Estrela e o facto de estar situada a uma grande altitude;
-Fiel: porque Álvaro Gil Cabral, Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral, recusou entregar as chaves da cidade ao Rei João I de Castela durante a Crise Dinástica de 1383–1385;
-Formosa: pela sua natural beleza.
GEOGRAFIA
A Guarda é sobranceira ao Vale do Mondego, inserindo-se no último contraforte Norte da Serra da Estrela e é a cidade mais alta de Portugal, quanto à altitude da área urbana do município, com altitude máxima de 1 056 metros.
Fruto desta altitude é também o curioso facto de esta região pertencer a três bacias hidrográficas - Mondego, Douro e Tejo, contribuindo desta forma para os recursos hídricos das regiões de Lisboa, Porto e Coimbra. O Ponto de confluência das três bacias localiza-se na povoação de Vale de Estrela nas imediações da Guarda (GC25DP5).

PATRIMÓNIO
Alguns dos riquíssimos patrimónios para ver e rever:
-Sé Catedral da Guarda e estátua de D. Sancho I (GC6WP25 / GC88ZMH);
-Igreja de São Vicente;
-Igreja da Misericórdia;
-Portas da cidade (do Sol, da Erva, d’el Rei)(GC1VG5E);
-Torre dos Ferreiros.
CASTELO DA GUARDA / TORRE DE MENAGEM
A criação da Cidade da Guarda e a concessão da sua Carta de Foral por D. Sancho I, a 27 de novembro de 1199, exigiram a construção de um primitivo castelo românico, do qual apenas sobreviveu, na zona norte da cidade, a denominada Torre Velha, que constituiu a sua Torre de Menagem.
Esta torre encontrava-se integrada numa estrutura militar e residencial denominada Alcáçova, que no fundo constituía um paço fortificado onde residia o alcaide-mor e sua família e que ao mesmo tempo servia de aquartelamento para a respetiva guarnição militar. Do topo da torre de menagem da alcáçova da Guarda avistam-se outras fortificações como as de Trancoso e de Pinhel, avista-se a Vila do Jarmelo e a vista alonga-se até às terras fronteiriças, muito para lá do Côa.
Como em todas as cidades e vilas medievais fortificadas, as muralhas eram rasgadas ciclicamente por portas monumentais, estrategicamente localizadas face ao arranque das grandes vias de circulação que punham a cidade em contacto direto com o exterior. Das portas das muralhas medievais da Guarda sobrevivem a Porta da Erva, a Porta d’El Rei e a Porta dos Ferreiros, esta protegida por uma imponente torre.

CACHE
A cache é bastante simples. Contém um logbook, uma stashnote e material de escrita.
NOTAS FINAIS
Esta cache foi desenvolvida no âmbito de um trabalho escolar para a disciplina de Educação Física pela turma C do 12º ano da Escola Secundária da Sé do ano letivo 2021/2022.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda
https://www.museudaguarda.pt/castelo-da-guarda/