Tricóptero

E2 - Os Macroinvertebrados Aquáticos
No leito do rio existe uma comunidade de seres vivos que muitos desconhecem, mas cuja presença é fundamental para a saúde dos ecossistemas ribeirinhos. Este grupo de seres vivos denomina-se por macroinvertebrados aquáticos. Estes pequenos seres são responsáveis em parceria com fungos e bactérias, pela decomposição dos detritos orgânicos que se acumulam ao longo do rio.
A maioria corresponde a fases larvares de insetos que, no seu estado adulto, se deslocam em ambiente terrestre, como por exemplo as libélulas e libelinhas (Ordem Odonata), moscas-da-pedra (Ordem Trichoptera) e as moscas-de-maio (Ephemera sp.).
São importantes bioindicadores da qualidade da água e constituem um elo importante na cadeia alimentar, uma vez que servem de alimento a peixes, anfíbios e algumas aves, como o melro-d'água (Cinclus cinclus). Como têm capacidade de dispersão limitada dentro de água, passam a maior parte do seu ciclo de vida restritos a uma zona e são facilmente observáveis. Assim, a sua presença num local fornece informações sobre as condições ambientais aí predominantes.

Ecovia do Vez
Um mundo novo a descobrir
Etapa 2: Arcos de Valdevez - Vilela
Distância: 9.859 metros
Duração: cerca de 1h50m
Altitude mín/máx: 30 mts/70 mts
Desnível acumulado: 108,16 metros
A Cache: 📦
O recipiente é de tamanho pequeno.
Contém logbook com stashnote. 🗞️
Levar material de escrita. 📝
CITO = Encontre a cache e limpe a zona!
➡️ NÃO DEIXAR RASTO ⬅️
Obrigado!