Farol Azeda
♦ História da cache ♦
O farol:
O farol da Azeda, o único que conheço rodeado só por terra, serviu de farol durante 56 anos, sendo construido em 6 de junho de 1940 na quinta da Azeda.
Começando inicialmente por ser uma cabana com montantes e uma lanterna de estai, tinha 6,5 metros de altura e 72 metros de altitude, com uma ótica dióptrica de 6.ª ordem com um alcance luminoso de 8 milhas (aprox. 13 km), já em 31 de dezembro de 1940 substituíram a ótica dióptrica por uma de 8.ª ordem tendo um alcance luminoso de 10 milhas (aprox. 16 km).
Como já havia dificuldade em avistar a estrutura de dia e mesmo a luz durante a noite, devido às novas construções que se vinham fazendo nas proximidades e que dificultavam grandemente a navegação, em 3 de outubro de 1996 foi construída uma torre cilíndrica, pintada com faixas vermelhas e brancas com 31 metros de altura e o farol passou para esta estrutura onde se mantém até hoje.
Curiosidade:
A torre funciona também como reservatório de água para abastecimento à cidade.
O Porquê:
Muitos ja devem ter-se perguntado o porquê de estar um farol em terra, alguns dissem "O mar chegava aqui há tempos atrás".
Mas o porquê de ali continuar, eis a explicação:
Trata-se de um farol posterior de acesso à Barra de Setúbal, sendo que o o Farol anterior, é o Farolim da Doca Pesca, este:
Significa que, quem vem de barco a entrar na Barra, tem que colocar as luzes dos faróis uma por cima da outra, afim de estar enquadrado...
Agora, pensem numa linha imaginária reta entre os faróis, e irão reparar que a linha será, mais ao menos, o percurso que os navios fazem para entrar na Barra.
♦ A cache ♦
O container (recipiente) da cache é pequeno, não permitindo troca de objetos. Contem apenas o logbook sendo assim, necessário material de escrita...
Peço que deixem a cache no lugar onde a encontraram.
OBRIGADO PELA SUA VISITA! :)
FTFs