Skip to content

Feldspato no Balneário Romano de S. Pedro do Sul EarthCache

Hidden : 11/21/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Trata-se de um dos complexos termais de origem romana mais importantes e bem conservados dos existentes no país, com uma utilização contínua ao longo de 2000 anos e que sempre se constituiu no grande motor do desenvolvimento regional.
Aos romanos se deve a construção inicial do balneum, que, através da análise dos aparelhos utilizados no levantamento dos alçados, o fizeram em dois momentos: uma 1ª fase de construção no século I d. C. e uma 2ª fase, coincidindo com a conclusão do edifício, nos finais do mesmo século, com a arqueologia a deixar a descoberto piscinas, canais de escoamento de águas, colunas, fustes e capiteis, lápides epigrafadas, revestimentos e construções.
A assinalar a época medieval surge a designação Piscina D. Afonso Henriques, conjunto de edificações do século XII assentes em estruturas romanas pré existentes, promovidas pelo rei conquistador, que frequentou os banhos locais após a fractura sofrida na malograda batalha de Badajoz (1169), aqui estabelecendo paço real juntamente com o filho Sancho (futuro rei D. Sancho I), as filhas Teresa e Urraca e toda a cúria régia, com eles reunindo e decidindo importantes políticas nacionais.
No século XVI, o rei D. Manuel I abonou fundos para que se convertesse o velho edifício medicinal em Real Hospital das Caldas de Lafões, frequentando igualmente os banhos para se curar de um mal de pele.
Nos finais do século XIX, ao longo de 4 temporadas, o lugar foi procurado pela última rainha de Portugal, D. Amélia de Orliães, que ali realizou tratamentos e deixou a marca da sua passagem no novo edifício balnear que então se construiu, descontinuando assim o uso do antigo balneário romano.
fonte: www.cm-spsul.pt


Os feldspatos constituem um dos grupos mais importantes dos minerais. São os minerais de maior importância na quase totalidade das rochas magmáticas. Quimicamente, são aluminossilicatos com potássio, sódio e cálcio. Os feldspatos com bário ou estrôncio constituem curiosidades mineralógicas.
O granito é uma rocha de granulação grossa geralmente de cor clara composta principalmente de feldspato e quartzo, que juntos compõem pelo menos 55% da rocha. Quartzo pode variar entre 20-45% e feldspato até 60% do granito. São os cristais entrelaçados destes dois minerais muito duros (feldspato e quartzo), que dão ao granito a sua força e o torna um bom material de construção. O Granito também tem uma quantidade variável de outros minerais menores, tais como a mica biotite preta, e o horneblenda anfibólio preto, são estes que conferem ao granito a sua aparência de sal e pimenta clássico. A cor do granito pode variar do rosa ao creme, branco e cinza, depende do tipo de feldspato que predomina. O feldspato ortoclase rico em potássio, tem uma cor rosa salmão, enquanto plagioclase rico em sódio, é branco ou cinza.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas. Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" / "Enviar mensagem a este proprietário" também presente no cimo desta página.
1. Ponto de Observação 1 (vê imagem spoiler)
1 a) Na zona 1, qual a cor predominante do granito usado na construção da parede?
1 b) Com base na resposta anterior, que tipo de feldspato está presente?
1 c) Na zona 2, qual a cor predominante do granito usado na construção da parede?
1 d) Com base na resposta anterior, que tipo de feldspato está presente?
2. Ponto de Observação 2 (vê imagem spoiler)
2 a) Na zona 3 (arco romano), o feldspato é rico em potássio ou sódio?
2 b) E na zona 4?
3. Tire uma foto com algo que o identifique como geocacher, mas que não denuncie qualquer resposta. Por exemplo coloque a Capela de S. Martinho como "fundo".
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!

Additional Hints (No hints available.)