Skip to content

BALUARTE DA MEMÓRIA Traditional Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inativa.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como dono, tem ao dispor quatro soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 30 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor/Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
Hidden : 05/07/2023
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


BALUARTE DA MEMORIA

 

FORTIFICAÇÕES ABALUARTADAS

:São as fortificações que envolvem a vila exterior às muralhas medievais, a partir do Meio Baluarte dos Cavalinhos e no sentido dos ponteiros do relógio: três tramos de cortina até à Estrada de Circunvalação, onde a cortina é interrompida, tramo de cortina até à Porta Nova, Porta Nova, pequeno tramo de cortina, Meio Baluarte do Cipresteiro, Arco de Santa Catarina (porta), quatro tramos de cortina, Forte de São Roque (PT041205020073), conjunto formado por redente e cortina, a NO. e meio baluarte e cortina, a SE., interrompido pela zona do Parque João José da Luz, Tenalha do Pangaio, Meio Baluarte dos Loureiros, cortina, interrupção na zona da EN 246-1, antigo Meio Baluarte da Porta Falsa, cortina, Redente de São João, zona da antiga Porta de São João, cortina, Meio Baluarte do Curral, interrupção, Redente do Pate (ou Paté), Redente do Cabo da Aldeia.

O baluarte de São Tiago, inicialmente adquirido pelo Município à fábrica da Igreja com o propósito de criar-se uma bolsa de estacionamento que descongestionasse o estacionamento na Rua 8 de Infantaria, já tem projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, embora para um fim bem diferente do inicialmente proposto.

Assim, a intervenção irá determinar a demolição de construções recentes libertando as muralhas de elementos dissonantes de modo a criar-se um espaço público contemplativo, como se de uma enorme varanda com vista para a serra se tratasse.

Para além de um pequeno anfiteatro destinado à realização de pequenos concertos e outros espetáculos mais intimistas, este espaço contará também com vários elementos escultóricos, pretendendo-se afirmar esta zona da vila menos turística com mais motivos atrativos.

Esta intervenção no antigo Baluarte do Curral (que durante décadas foi utilizado como horta) irá contribuir para a conservação e valorização de mais um troço da fortaleza que delimita o centro histórico, abrindo também para desfruto público um recanto que a maioria da população desconhece.

A Câmara de Castelo de Vide comemora o Dia do Município, com a inauguração do “Baluarte da Memória” no Curral de São Tiago, um espaço histórico entre muralhas que foi requalificado e transformado em “varanda pública”.

Após um investimento, na ordem dos 200 mil euros, a Câmara devolve à comunidade e aos turistas um espaço agora equipado com um pequeno auditório para receber espetáculos mais intimistas, enquadrado na paisagem envolvente da Serra de São Paulo.

O presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, sublinhou que este investimento insere-se na estratégia de requalificação do espaço público levada a cabo pela autarquia e que pretende tornar a vila mais atrativa, do ponto de vista turístico, histórico e de usufruição pública.

Em declarações à Rádio Portalegre, António Pita disse ainda que esta comemoração do feriado municipal marca “um novo ciclo” nomeadamente no que diz respeito ao reconhecimento formal que Câmara manifesta perante personalidades que deixaram o seu contributo para a qualidade de vida dos castelovidenses.

Discurso dos Autores no dia da Inauguração do Espaço: Baluarte da Memoria...

(:::)Castelo de vide inaugurou o “Baluarte da Memoria no curral da São Tiago, um espaço histórico entre muralhas, requalificado é transformado numa varanda com vistas para a serra de são Paulo.

 As esculturas são de autoria de António Mira:

-Tive a sorte de ter um Presidente que é um homem de Cultura e que me deu mao livre e eu disse: Olhe eu vou trabalhar o conceito de tempo e de memória. O tempo e memória da minha própria vida , mas também o tempo e memória da parte cultural coletiva de todos nós.

Há na Pedra da Opera , a Pedra da Pintura a Pedra da Música… e esta é a Pedra da Localização, que é a mais Auto-Biografica… por conseguinte , está a ver  :António Mira Lisboa , 53, que é a data do meu nascimento. O Homem Solar que é um Logo que eu tenho, saudando o sol, ali é sul… só lado de lá é o Sul e o Homem Solar. Temos aqui a península Ibérica, com o estreito de Gibraltar, o sitio onde nasci: Lisboa, e o sitio onde quero deixar as minhas cinzas: Castelo de Vide. A minha Constelação fetiche, Orion. Todas as noites a vejo … nesta direção neste momento, e Castelo de Vide. Ou seja, como eu disse há bocado, tenho o meu coração dividido entre Lisboa cidade onde nasci e Castelo de Vide  a minha cidade de adoção.

Um projeto pensado ao pormenor para conservar o património  criando um local para todos , sem exceção.

O projeto é de autoria do Arquiteto António Costa:

-Foi criar um espaço que fosse acessível, daí aquela ponte, um passadiço para que as pessoas com mais dificuldade possam também aceder aqui, e para os miúdos também. È portanto criar zonas com bancos , com zonas de sombra e com alguma vegetação que vá cobrir a muralha. O investimento passou perto dos 200 mil euros  e está inserido na estratégia de requalificação de espaços públicos levado a cabo pelo Executivo...

Additional Hints (Decrypt)

Byune cnen Bevba

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)