A ida do Benfica para Sete Rios determinou a conquista de novos adeptos noutra área da cidade, bem como a existência de espaço para introduzir no Clube novas modalidades: o Ténis, a Natação e o Polo Aquático. Em 1908, quando se soube que não havia capacidade financeira para renovar o contrato de arrendamento na Quinta da Feiteira, os dirigentes encetaram diligências com vista à resolução do problema. Mas só em finais de 1912, muito por ação de Cosme Damião, foi possível alugar-se um terreno (por 250$00 anuais, pagos em duas prestações). Este terreno, de nome Quinta Nova, pertencia à Casa Palmela, da qual Cosme Damião era o secretário. O Benfica mudava-se, então, para um local onde o futebol dominava, já que, na mesma área, existiam dois outros campos, ambos inaugurados com a participação do Benfica: o de Palhavã, propriedade do SC Império (inaugurado em 29/10/1911, com vitória do Benfica sobre o clube local, por 8-2) e o das Laranjeiras, pertença do Internacional (CIF) - inaugurado em 01/12/1911. Para a aquisição e adaptação do terreno da Quinta Nova a campo de jogos, o Benfica fez uma subscrição aberta, no Clube, para angariação de fundos. Alugado o terreno (entre finais de 1912 e inícios de 1913) - junto ao apeadeiro de Sete Rios, na linha de cintura interna dos caminhos-de- ferro (com entrada pela Estrada de Palhavã) -, iniciou-se, desde logo, o processo de preparação das obras, com a elaboração do projeto do campo (ainda sem incluir bancadas) e com a angariação de fundos especiais para fazer face à despesa extraordinária de limpeza e arranjo do terreno, tendo em vista a sua conversão em parque desportivo.
Era, por isso, necessário conciliar estas duas realidades - começar a trabalhar praticamente sem dinheiro e, na medida dos possíveis, procurá-lo com rapidez. Resolveu-se, assim, contar especialmente com o apoio dos Benfiquistas, não só no fornecimento de mão-de- obra, mas, também, através duma subscrição de caráter voluntário, participando cada um conforme as suas posses. O entusiasmo nunca faltou. Mercê dele, foi possível iniciar as operações de arranjo do terreno, com o natural ensejo de o tornar melhor do que todos os que já existiam em Lisboa. O lema foi: "para a frente!". E poucos sócios faltaram à chamada.Situação atual do campo:
Prédios e respetivos quintais no quarteirão delimitado pela Rua Prof. Lima Basto, Rua Dr. António Granjo, Rua Dr. António Martins e linha de cintura interna dos caminhos-de- ferro
Jogos Históricos
12-10-1913
inauguração do campo: SLBenfica : SCPortugal (4:0)
487516368
01-01-1916
jogo com o campeão regional do Porto: SLBenfica : FCPorto (9:0)
674913895
27-02-1916
jogo particular internacional: SLBenfica : Real Fortuna de Vigo (7:0)
25-02-1917
jogo regional de Lisboa: SLBenfica : Lisboa FC (8:0)
A cache não se encontra nas coordenadas publicadas. Cache sem material de escrita, uma pinça poderá ajudar. Sejam discretos, não publiquem fotos do container nem do esconderijo. Boas cachadas!
fonte:slbenfica.pt
|