
Fotografia da autoria de Diogo Nóbrega Photography
SERPENTE
A serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal e escuridão, por ser considerado uma animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Contudo, é um símbolo muito rico em diversas culturas e, por outro lado, pode representar o rejuvenescimento, a renovação, a vida, a eternidade e a sabedoria.
Na mitologia greco-romana, a figura da serpente surge com Asclépio (Esculápio) associada à cura, símbolo da medicina e da sabedoria.
Por outro lado, no mito de Laocoonte, sacerdote de Apolo (deus do Olimpo), a desobediência ao Deus fez com que o mesmo enviasse duas grandes serpentes a fim de matar Laocoonte.
O grande herói da mitologia grega, Hércules, enfrentou o monstro Hidra, animal com corpo de dragão e nove cabeças de serpente.
Na mitologia nórdica, Jormungand é conhecido como a serpente de Midgard, filho de Loki, deus gigante do fogo, da burla, da magia, e de Angurboda, deusa do medo. Odin, deus da sabedoria e da guerra, rapta os três filhos de Loki (Fenrir, Jormungard e Hel), e lança Jormungand no oceano, desde então, adquire uma forma figurada numa serpente gigante que envolve todo o mundo e também engole a sua própria cauda, como "Ouroborus".
Talvez essa seja a imagem mais figurativa para a simbologia da continuação, da renovação que carrega a serpente, pois a imagem de “Ouroborus”, é aquela que engole sua própria cauda, formando um círculo, representando o cosmos, a totalidade, a energia cíclica.
No hinduísmo, no budismo e na Yoga, a serpente representa a força vital, a cura bem como a energia cósmica e sexual, associada ao Kundalini (energia física e espiritual concentrada na base da coluna), sendo a espinha dorsal, a representação da serpente (energia) que chega até a cabeça, trazendo a cura e o equilíbrio cósmico.
Da mesma maneira, no Xamanismo, a serpente, animal que troca sua pele é considerado o devorador de doenças, e por isso, simboliza a cura, a sensualidade e também a vitalidade e a sabedoria.
-
A serpente emplumada: Quetzálcoatl
Para os astecas e os toltecas, povos mesoamericanos, a imagem de Quetzálcoatl é representada por uma serpente com penas, no espanhol, “serpiente emplumada”, a divindade mais importante, do elemento água, da vida e da renovação. Além disso, representa a energia e a força.
As pessoas nascidas sob esse signo Yin, dos elementos água e terra, são em sua maioria como o própria simbologia do animal sugere: sábios, sensuais, elegantes, misteriosos e, ao mesmo tempo, desconfiados, inseguros, cautelosos, frios e calculistas.
(...)
A GEOCACHE
A cache está localizada num incrível miradouro natural numa das extremidades dos Lagos do Sabor conhecido por Serpente do Medal.
Para chegarem ao local atentem aos pontos adicionais disponíveis na página. Não utilizem o acesso pela aldeia de Meirinhos mas sim pela aldeia de Estevais.
O caminho em terra batida, é acessível a qualquer veículo. O último quilómetro requer mais atenção, parem o veículo onde acharem necessário.
São cerca de 10km ( ida e volta ).
Não recomendado á noite, o local é um penhasco e a serpente estará em hibernação 🙂
