
Muito haveria para dizer quer sobre o Santo que dá o nome à maior paróquia e freguesia de Braga, quer sobre todos os pontos de interesse que destas fazem parte. Deixamos que a curiosidade dos geocachers ultrapasse a simples procura do container e que entrem na Igreja Paroquial para apreciarem a beleza dos azulejos e da talha, assim como procurem os outros locais referidos na vida do mártir Victor.

Para começar a contar a história de São Victor, temos que recuar ao tempo da dominação romana, particularmente às estradas que partiam de Bracara Augusta para o mundo. Eram duas as vias que rasgavam o seu território, a Via XVII, que seguia o traçado hoje constituído pelas ruas de S. Victor, D. Pedro V e Nova de Santa Cruz e se dirigia para Chaves, e a Via XVIII, também conhecida como Via Nova, que contornava o atual cemitério de Monte d’Arcos e seguia em direção ao Gerês. Foi à margem destas vias que surgiram lugares de culto cristãos, nomeadamente aquele onde foi venerado desde o início do século IV o jovem catecúmeno Victor, martirizado heroicamente em nome da sua fé. As notícias mais antigas a respeito deste templo datam do distante ano de 565 e escavações recentes confirmam que o local estava habitado nos séculos IX e X. Muito perto existiria um outro templo dedicado a Santa Susana, mártir coeva de S. Victor (seria sua irmã). […]
in Junta de Freguesia de São Victor (www.juntasvictor.pt)
Sobre a Vida de São Victor
(vale a pena ver os vídeos!)
https://youtu.be/w9AShTscf1M?si=oGkTTzAJxj0oH_vu (site da Junta de Freguesia de São Victor)
https://www.rtp.pt/play/p1389/e139134/santos-de-portugal
IMPORTANTE: A cache não se encontra nas coordenadas iniciais. Por favor, sejam discretos quer no recolher dos dados, quer no manuseamento da cache. O container apenas contém o logbook, não sendo possível a troca de objectos.