O Barranco do Demo é um percurso curto, mas notável, com escadas de madeira presas a falésias íngremes e escarpadas. Exibindo a beleza austera das falésias, o percurso começa na aldeia de Alferce, perto de Monchique. A paisagem escarpada e desafiadora revela que o Algarve oferece muito mais do que as suas famosas praias ensolaradas.
Monchique é uma ilha ecológica relativamente grande, com valores de altitude e humidade muito superiores aos das restantes áreas da região. Este é o "Algarve verde". Embora pouco profundos, os solos de Monchique são também muito férteis devido à sua antiga origem vulcânica.
Aqui, pode desfrutar de uma paisagem com fauna e flora únicas, não encontradas em nenhum outro lugar da região. Estas espécies incluem o carvalho-de-monchique, o rododendro-do-pôntico, a águia-de-bonelli, o açor e o vibrante lagarto-verde-de-schreiber.
No entanto, uma caminhada mais longa também é possível. De fato, os passadiços do Barranco do Demo são apenas um trecho de um percurso pedestre que liga a vila de Alferce às ruínas de um castelo muito antigo, cujas origens remontam à Idade do Bronze (Castelo de Alferce: consulte o mapa abaixo). No futuro, está prevista a construção de um Centro Interpretativo para documentar a história do castelo desde a Idade do Bronze (3300 a.C. a 1200 a.C.) até a sua modificação pelos árabes entre os séculos IV e XI.