Igreja de São Mamede do Coronado
A data da fundação desta paróquia é desconhecida. A documentação refere que, no ano 1013, na «Vila de Cornado» existia um templo cujo patrono era São Mamede. Contudo, desconhece-se a sua localização exata. As Inquirições Afonsinas de 1258 atestam que, a essa data, a paróquia já era constituída por aldeias que ainda hoje a compõem: Mendões, Louredo, Casal, Soeiro, Vilar, Vilar de Lila, Fontes e Breto.
Esta igreja, localizada no lugar de Vila, contém a inscrição «1777» na fachada principal. Trata-se da data de uma remodelação que substituiu ou transformou profundamente o anterior edifício que, segundo a tradição oral, possuía a capela-mor poucos metros a nascente, junto ao portão de entrada. No interior conserva elementos desse templo anterior como por exemplo: o altar de Santo António, com talha barroca ao estilo nacional e a inscrição «1712»; e a base do púlpito com a epígrafe «1682». Entre 1925 e 1926 o edifício foi bastante intervencionado. A nave central foi ampliada para nascente de modo a incluir um coro, separando o frontão da torre.
A igreja contém ainda um altar-mor em talha rococó, algumas imagens do mestre José Ferreira Thedim e um órgão de tubos da autoria do organeiro Manuel Sá Couto.
