Skip to Content

This cache has been archived.

CrisLuiz: Pois é...desapareceu mesmo [:(]. Quer eu quer o meu "vizinho" geocacher Mcpenha chegámos á mesma conclusão. Ainda se tentou procurar o container nas redondezas, mas nem vestígios dele... Vai ser arquivada devido ao estado "lixeira" do parque. Já sendo o segundo container que de lá desparece, e não tendo eu soluções melhores, dessisto... Pode ser que outro geocacher qualquer diavolte a esconder lá uma cache, quando o parque estiver mais limpo, ou numa zona mais agradável do parque [:D]. Fica o desafio [:D]! Obrigado a todos quantos visitaram esta cache!

More
<

Valley of Silence [Olivais - Lisboa]

A cache by CrisLuiz Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/28/2005
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Vale do Silêncio

                                                                                                        fonte:  www.cpc.pt

Um pouco de geografia:

"Ao contrário da maioria das grandes cidades da Europa Central, estendidas em suaves planícies onde os acidentes orográficos são raros, Lisboa possui o que se poderá chamar uma implantação mediterrânica.

  Um amplo planalto, pendente para o interior e cujos bordos, sobre o estuário, foram sulcados por vales que aí esculpiram um rosário de colinas caracterizantes da paisagem ribeirinha.

No conjunto de todo esse sistema destacam-se três vales pela sua dimensão e pela caracterização que trazem à morfologia do solo sobre o qual assenta a cidade:

- O Vale de Alcântara, o mais profundo de todos eles, que vai do rio até ao sítio que dá pelo sugestivo nome de Sete-Rios.

- O Valverde, ou da Avenida da Liberdade convergente na Baixa com outro, o da Avenida Almirante Reis, cuja cabeceira, já bem no interior do planalto, se localiza na portela do Areeiro.

- E finalmente, o sistema dos Vales de Chelas cujas linhas de água estruturam a mais vasta bacia hidrográfica da cidade e que, juntamente com o Vale Fundão, o Vale do Silêncio, nos Olivais e o seu prolongamento até ao rio, modelaram o solo-suporte da Zona Oriental da Cidade."

Fonte: http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/003/003/artigo.php?ml=2&x=b9a6pt.xml

Um pouco de história do bairro dos Olivais:

"No início dos anos 60, com base num projecto urbanístico com uma concepção muito própria e idealista, o bairro foi reconstruído, com uma finalidade social. Um decreto lei de 1959 obrigava a CML a construir habitação social em quantidade e rapidamente. A escolha do local recaiu sobre os Olivais, no qual a Câmara possuía uma quantidade grande de terrenos. A reforma urbanística começa pelo Olivais Velho, com o ajustamento do plano já existente de 1959. Em 1960 os novos edifícios estavam prontos a habitar. Os novos residentes eram na sua maioria de estratos sociais baixos. Em cerca de 1.890 fogos alojaram-se cerca de 8.500 habitantes. Nasceu o Vale do Silêncio, para atenuar os efeitos do cimento e proteger os blocos habitacionais dos cheiros provenientes da zona industrial"

Fonte: http://www.olivaisshoppingcenter.pt/cultura/historia.aspx

A Cache:

Com esta cache pretendo mostrar um agradável espaço verde dentro da cidade que passa praticamente despercebido a quem por lá passa: O Parque do Vale do Silêncio.  O carro poderá ficar bem perto da cache. Sugiro estacionamento em N38º45.946' W009º07.083´. Existem contudo vários outros locais de estacionamento, bem como a possibilidade de utilizar os transportes públicos (autocarro/metro Olivais). A cache é de muito fácil acesso. O único problema poderá ser a recepção do Gps ficar fraca por causa das àrvores.

Nota: Peço o favor de não publicarem no log detalhes sobre o recipiente da cache. Obrigado!

Espero que gostem e se divirtam!

English:

 With this cache I intend to take you to visit a nice park in Lisbon that almost passes unnoticed. It´s name is Parque do Vale do Silêncio, and it´s located in an area of Lisbon that goes by the name Olivais. (It´s near the airport). You can acess the park quite easily, by public transportation (bus or subway to Olivais) or by car. If going by car I suggest parking at N38º45.946' W009º07.083´. The only problem you may encounter may be the satelite reception becoming weak because of the trees.

Note: Please don´t give away information about the cache container in your log. Thank you! 

I just hope you´ll enjoy and have fun!

 


Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT e GeoPorStats
Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT and GeoPorStats

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

72 Logged Visits

Found it 47     Didn't find it 10     Write note 7     Archive 1     Post Reviewer Note 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.