Lenda da Imagem de Nossa Senhora do Carmo
Reza a lenda que... “Um dia um caminhante que ia para Braga, viu uma imagem num penedo. Pegou nela e meteu-a num saco. Quando ia em Tebosa, como já era de noite, deitou-se e adormeceu.
De manhã acordou e decidiu abrir o saco. Abriu-o e não estava lá a imagem. Regressou, então ao local onde a encontrou, em Lemenhe, e contou aos habitantes o sucedido. Eles ouviram a história e disseram que era um milagre.
A imagem estava no Monte da Água Levada, onde o homem a tinha encontrado. Decidiram então fazer uma capela para a imagem. Mas como o Monte da Água Levada não era o mais alto decidiram fazer a capela num local mais alto, a cerca de 100 metros do actual, chamado de alto da Vela. Mas sempre que punham a imagem nessa pequena capelinha, ela desaparecia e voltava para o sítio onde tinha aparecido da primeira vez.
Os habitantes diziam que ela queria ficar no sítio onde o passageiro a tinha encontrado. Decidiram então, fazer uma nova capela nesse local, onde se encontra actualmente”

Está multi-cache é constituída por vários pontos. Naturalmente, o container não está nas coordenas da cache!
Ela leva-te a conhecer o Monte da Nossa Senhora do Carmo, na freguesia de Lemenhe, concelho Vila Nova de Famalicão.
Um local muito airoso e um espaço extremamente bem cuidado.
Tem um bom parque de estacionamento, instalações sanitárias e uma grande área arborizada com assadores e mesas para um belo pic-nic em familia ou com amigos. Talvez com amigos do geocaching!

Desloca-te ao pontos indicados e procura os dados necessários para calculares as coordenadas finais.
- Ponto 1: Encontra a data gravada na pedra. Toma nota dos dígitos correspondentes ao dia. Vai corresponder a AB
- Ponto 2: Em que data foi requalificado o parque de merendas? Soma o dia e o mês. Vai corresponder a CD
- Procura uma placa onde aparece a data da inauguração da Casa das esmolas. Soma o dia e o mês. Vai corresponder a EF
N 41º2(A+F).BA(A+C)
W 008º31.(D-A-B)(F-C)(E+F-D)
O Container encontra-se escondido algures no jardim da Quinta do Caracol. É um jardim privado, mas que se encontra aberto ao público. É um local muito bonito e com um aspecto selvagem, pelo facto de não ser cuidado.
Depois das contas feitas e de obteres as coordenadas finais, insere-as no GeoCheck e obterás mais informações sobre a localização final.

A cache:
O recipiente é de tamanho médio, permitindo trocas de objetos. Contem apenas logbook. Atenção: Levem material de escrita.
Na data de reactivação, foram colocados alguns objectos para troca. Incluindo um pequeno galo de Barcelos, personalizado.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta para prolongar a sua longevidade.
NOTA: A caminhada é curta. Respeitem o local e tudo que nele existe. Não danifiquem nada, por favor. Podem estacionar no local indicado.
Tirem e publiquem fotos... Muitas fotos, porque existem recantos muito bonitos. E, principalmente, divirtam-se!
Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!

Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Antes de avançar para o resgate do container, verifique sempre se tem condições de segurança para o fazer, tendo em conta também as condições atmosféricas.
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com