ATENÇÃO:
-
A cache não se encontra nas coordenadas indicadas. As coordenadas representam a localização da entrada desta mina.
-
Ainda que o espaço onde se encontra a cache não seja propriamente perigoso, desaconselho vivamente as buscas solitárias.
-
Apesar de poder não parecer, o local é um testemunho de actividade mineira e, como tal, merece ser preservado e não danificado.
-
Podes visitar as diversas galerias desta mina, ou até outras minas que existem nas redondezas desta, como por exemplo em N38 43.579 W9 10.751
TAKE NOTE:
- The cache is not at the published coordinates. The coordinates are for the entrance to this small mine.
- Although I do not regard the physical space as dangerous I DO NOT recommend solitary searches.
- The location is a testament of past mining activity and should be preserved and not vandalized or damaged.
- You can visit the stopes of this mine or even other mines in the vicinity such as those at N38 43.579 W9 10.751
Nota sobre as minas:
Estive duas vezes naquelas minas para tentar perceber o porquê da sua existência.
Apesar de ainda não ter ficado com uma certeza absoluta, constatei que a evolução da mina acompanha sempre as mesmas camadas geológicas.
Basicamente, na mina foi escavada uma sequência sedimentar caracterizada, de cima para baixo, níveis de calcários margosos (umas vezes mais outras vezes menos margosos), normalmente apinhoados, que se sobrepõem a um nível de calcários cristalinos, tipo vidraço.
Não deixa de ser uma explicação estranha, mas parece-me que a escavação em galerias foi a forma encontrada para seguir este estrato de vidraço, à medida que ele ganhava maior profundidade.
Para isso eram removidos os calcários margosos, relativamente fáceis de escavar, que assim deixariam exposto o nível de vidraço.
Numa das salas desta mina pode-se encontrar um bloco do vidraço, com uma aresta que mostra sinais de ter sido trabalhada. Não muito longe encontra-se uma secção deste nível geológico ainda em "posição de vida", após terem sido removidos os calcários margosos que o cobriam.
Com o vidraço deverá provavelmente ter sido fabricada cantaria, pedras para as ombreiras de portas e janelas.
Sei que não são materiais lá muito nobres, por isso estranho a existência das minas, mas lá que elas existem é a verdade...
A minha teoría é que pode estar errada :-D
Note on these mines:
I was twice at these mines without understanding their existence.
Although I cannot yet be absolutely certain the development of the mine seems to follow the same rock strata.
Basically, the mine has been developed in marly limestones that overlie a series of crystalline limestones. The underground development seems to be a necessity in order to follow ever deepening strata of crystalline limestones.
In one of the galeries you can still observe a cut block of these crystalline limestones with an edge that shows signs of having been worked on. Not too far from this block is a section of these crystalline limestones with the marly limestones removed.
The crystalline limestone was probably used for the manufacture of door and window frames.
The presence of the mines is enigmatic up to a point because these rocks are not that good a quality but the mines exist nonetheless...
Otherwise it’s my whole theory that is wrong :-D

Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT,
Would you like to know more about Geocaching in Portugal?
Join the discussion group and visit Geocaching@PT,