
Fronteira natural entre as Beiras Litoral e Alta, a Serra do Caramulo tem muito para oferecer
a quem se queira aventurar por estas serranias, onde se impõem os amontoados graníticos.
Prados, bosques e cursos de água cristalina completam o cenário desta relíquia da natureza.
Desde o cimo da serra avistam-se paisagens deslumbrantes e descobrem-se recantos escondidos, que devem ser preservados.
Ao passar pelo distrito de Viseu, é imprescindível uma visita à Serra do Caramulo e à povoação que tem o mesmo nome, onde há meio século atrás esteve instalada uma estância sanatorial para doentes do foro respiratório. A serra do Caramulo é a segunda serra mais alta das Beiras, sendo a da Estrela a mais alta. É um local cheio de surpresas e vistas magnificas.
Na vila que dá o nome à serra - ou vice versa - pode visitar o Museu do Automóvel e Arte (aberto das 10 às 18 horas). No primeiro pode admirar veículos automóveis e motos antigos, de vários modelos e marcas. O segundo possui colecções de pintura, antiga e moderna, escultura, tapeçarias quinhentistas e porcelanas chinesas e indianas. Pode ainda observar alguns originais de Pablo Picasso, Dali e outros mestres contemporâneos.
Esta cache vai levá-lo ao Cabeço da Neve, aproveite e disfrute a paisagem. O Cabeço da Neve - oposto ao Caramulinho (ponto mais alto desta serra) - é um local impressionante donde se rasga o infinito, oferecendo aspectos das serras da Lapa - para norte - e Estrela e o impressionante e surpreendente Vale de Besteiros, salpicado de casario humilde, disperso por entre mar verdejante de vinhedos.