Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado pela sua contribuição.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

A Marcha dos Fortes

A cache by Os_Carmos Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/08/2006
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Marcha dos Fortes

A Marcha dos Fortes é uma actividade pedestre, de resistência, não competitiva, que se desenrola ao longo das Linhas de Torres, a Norte de Lisboa, passando por algumas das fortificações mais representativas (Forte da Archeira, Gozundeira, Forte de Alqueidão, Forte de Carvalha, Reduto de Mato da Cruz, Forte da Aguieira).
Trata-se de um conjunto de pequenos fortes, mandado edificar pelo general inglês Welligton, Comandante das forças aliadas em Portugal (que previa uma nova invasão do exército francês), que se estendem
do Tejo até ao mar e que têm como principal objectivo, a defesa de Lisboa. Este conjunto arquitectónico militar reforçava os obstáculos naturais do terreno, controlando todas as passagens - nomeadamente a que de Coimbra leva até Lisboa - ao mesmo tempo que permitia a
comunicação com o mar, salvaguardando uma possível retirada militar dos ingleses, em caso de derrota. A construção das Linhas de Torres iniciou-se em Novembro de 1809 com os fortes de S. Julião da Barra, Sobral e Torres Vedras, a que se seguiram as fortificações de Mafra, Montachique, Bucelas e Vialonga. Tendo terminado apenas em 1812, a sua ocupação pelos aliados foi feita ainda com as fortificações inacabadas. No seu todo compreendiam um conjunto de 152 fortificações, colocadas em pontos estratégicos ou elevados, com uma capacidade
de guarnição de 39000 homens e um potencial bélico de 628 bocas de fogo que defendiam todas as vias de acesso. Estavam divididas em três grandes linhas, a primeira ia de Alhandra
à Foz do Sizandro, a segunda, da Póvoa de Sta. Iria a Ribamar e, a terceira, ficava junto a S. Julião da Barra. A sua construção decorreu em segredo absoluto e, sob o comando inglês, mais de 150 mil camponeses trabalharam na construção destas fortificações, Napoleão nunca levou muito a sério a real valia das tropas inglesas e portuguesas pelo que, as duas primeiras invasões de Portugal foram comandadas por generais, que se podem considerar de segunda linha. No entanto, a terceira levou a que fosse destacado o general Massena, na tentativa de submeter os aliados e resolver o problema chamado Portugal de uma vez por todas. Massena, apesar de ter chegado até bem perto das Linhas, depois de ter observado pessoalmente as linhas de Torres e de se ter apercebido da dificuldade que seria transpô-las, iniciou a sua retirada da Península Ibérica. Perseguido pelas forças aliadas e depois de alguns confrontos dos quais sairia derrotado, a 5 de Abril de 1811 estabeleceria o seu quartel-general em Ciudad Rodrigo. Desta forma a estratégia tecida pelo duque de Wellington e que levou à construção das linhas de Torres resultou na derrota francesa, marcando o final das guerras napoleónicas. Passados dois séculos, restam ainda os vestígios materiais destes confrontos.

A actividade é organizada pelo CAAL (Clube de Actividades de Ar Livre)- www.clubearlivre.org - e pela Câmara Municipal de Loures.
É um percurso essencialmente em caminhos rurais, sem desníveis muito acentuados e que proporciona aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.
Esta actividade tem um total de 41 km, inicia-se em Runa e termina em Bucelas.

Esta Multicache (composta por 4 caches) pode proporcionar-lhe um longo e agradável passeio ao ar livre. Para começar estacione o seu carro em Runa, seguindo o caminho que passa por baixo do cemitério até ao fim do alcatrão; os jipes podem, sem dificuldade, chegar até à
1ª cache, mas o passeio é muito agradável e é apenas 1 km até ao local. As caches são caixas de plástico com tampa amarela.
Pode percorrer a pé os percursos intermédios. As caches distam entre si cerca de 13 Km pelos trilhos. Em cada cache encontra as coordenadas da seguinte.

As caixas contêm:
Stashnote
Log Book
Lápis
Brindes para a troca

Boa caçada e bons passeios.

Additional Hints (Decrypt)

1ª Pnpur - Nb aviry qbf byubf
2ª Pnpur - Ab ireqr
3ª Pnpur - Npvzn qnf ehíanf; an mban qr crqenf
4ª Pnpur - Ab ireqr; phvqnqb pbz bf cvpbf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.