Skip to content

<

À'caça no Sal

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/21/2006
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Uma das cidades mais antigas da peninsula e do próprio continente Europeu! A ocupação humana tem sido contínua no território de Alcacer do Sal desde há 5000 anos. Na Idade do Ferro, o povoado manteve contacto com os povos navegadores do Mediterrâneo, sendo conhecida como Evion. A ocupação romana confirmou-lhe importância económica e politica, concedendo-lhe a autorização de cunhar moeda própria, direitos iguais às cidades da Lácio e designando-a por "Salatia Urbs Imperatoria". Foi, após a decadência romana, cidade episcopal visigótica e uma das mais poderosas praças islamicas da Peninsuka Ibérica.

D. Afonso Henriques consegue tomá-la em 1158, mas a sua posse definitiva pelos cristãos em 1217, sendo consagrada por foral de D. Afonso II, em 1218.

Nesta cache pretendo levar-te a conhecer alguns ex-libris de Alcácer. Mesmo sendo uma multi-cache é possível descobri-la rápidamente, embora eu aconcelhe a perder-se pela cidade antes, durante ou após a cachada .


 Convento de Sto. António, capela das Onze Mil Virgens

Dona Violante Henriques fundou o convento franciscano de Santo António. A obra foi continuada por D. Pedro Mascarenhas, filho da fundadora e conhecido embaixador do rei em Roma e mais tarde vice-rei da Índia.

A capela, que durante muito tempo foi atribuida a Francisco d'Ollanda, sabe-se agora que é da autoria de António Rodrigues, arquiteto do reinado de D. Sebastião, com infuências de Miguel Ângelo. Os revestimentos provêm de umas das primeiras extrações de Estremoz e ganham especial relevo na extraordinária cúpula, onde são translucidos, deixando penetrar os raios de sol.Na capela sepulcral das Onze Mil Virgens guardaram-se relíquias trazidas por D. Pedro de Mascarenhas da Alemanha e Itália, entre outras a cabeça de Santa Responsa, uma das Onze Mil Virgens, um pelo da barba de Cristo, um retalho da sua túnica, partículas do Santo Lenho, um dos 30 dinheiros, gotas do leite da Virgem. Pensava-se que o Crucifixo que aí se encontra seria um auto-retrato do artista Francisco d'Ollanda. 

Conta quantos arcos tem a entrada da capela (A).


Igreja de Sta. Maria do Castelo

A igreja matriz é composta por três naves na qual a larga porta da fachada norte - de estilo românico - assume uma importância superior à da fachada fronteira, bastante mais singela. Sobre esta um escudo lembra a pertença à ordem de Santiago: espada rodeada de videiras, cabaça e bordão. O púlpito, em talha setecentista, nasce de uma das colunas e é suportado por um anjo.

Esta era a mais importante igreja da cidade, sede da mais antiga paróquia da arquidiocese da Évora. O seu adro era o principal local de encontro de Alcácer, onde se divulgavam as acções governamentais desde a Idade Média.

Conta as caveiras no cruzeiro em frente da igreja (B).

 

Castelo

O castelo é uma das poucas construções em taipa que chegou aos nossos dias, foi mandado edificar pelo califa almoada Ya'qub Al-Mansur, em 1191, mas tal estrutura era já sucessora de outras fortificações que antes se tinham erguido no alto da colina de onde se avistam inimigos a grande distância, que em terra ou no Sado. A propria cidade deve o seu nome a esta construção, Alcácer significa, em árabe, palácio ou fortificação. O castelo teria inicialmente 30 torres, com mais de 25 m de altura e uma torre de menagem de maiores dimensões, 2 portas, uma a Norte, a Porta Nova, outra a Este, a Porta de Ferro. As escavações arqueológicas realizadas no Castelo de Alcácer do Sal revelaram construções da faseAlmóada, Califal e do período da Taifas.

Foi sede da Ordem de Santiago de Espada, assistiu à aclamação de D. Manuel I como rei e recebeu as freiras clarissas do convento de Aracoelli. Hoje alberga uma pousada e um museu.

A cache encontra-se em Latitude original menos A vezes oito e Longitude mais B vezes trinta e seis.

 

 

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)