Multi-cache

Judaismo [Sinagoga]

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/17/2006
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

 

Origem

Falando-se de modo geral, o povo judeu descende de um antigo ramo semita de lingua hebraica. Uns 4000 anos atrás, seu antepassado Abraão emigrou da próspera metrópole de Ur, na Suméria, para a terra de Canaã, sobre o qual Deus havia dito: "Vou dar essa terra à tua descendência". (Génesis 11:31-12:7) A partir de Abraão os judeus traçam uma linhagem de descendentes que começa com seu filho Isaque e seu neto Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. Israel tinha 12 filhos homens, que se tornaram os fundadores das 12 tribos. Um destes era Judá, de cujo nome posteriormente se derivou a palavra "judeu". (2 Reis 16:6)

Com o tempo, o termos "judeu" foi aplicado a todos os israelitas, não apenas aos descendentes de Judá. Visto que os registros genealógicos judaicos foram destruidos em 70 dC, quando os romanos arrasaram o templo de Jerusalém, nenhum judeu hoje pode correctamente determinar de que tribo descende. Hoje, o judaísmo é praticado por milhões de judeus na República de Israel e na Diáspora - dispersão por todo o mundo.

 

Crenças

Os escritos sagrados começam com a "Tanakh". Este nome vem das três divisões da Biblia judaica em hebraico: Torah (Lei), Nevi'im (Profetas) e Kethuvim (Escritos). Estes livros foram escritos a partir do século XVI até ao século V a.C. Para os judeus estes livros foram escritos sob diferentes e decrescentes graus de inspiração.

Para os judeus , se a Tanakh, ou bíblia judaica, é a pedra angular do judaísmo, o Talmud é a coluna central. O Talmud é o resumo escrito, com posteriores comentários e explicações, da lei oral, compilado por rabinos a partir do século II d.C. até à Idade Média.

Existem várias facções do judaísmo. Tradicionalmente, o judaísmo enfatiza a prática religiosa. Debates sobre tais assuntos, em vez de sobre crenças, têm causado séria tensão entre os judeus e levou à formação de três principais divisões do judaísmo:
JUDAÍSMO ORTODOXO:  Este ramo aceita apenas a Tanakh como escritura sagrada. Judeus ortodoxos seguem escrupulosamente os mandamentos e crêem que o Messias ainda está para vir e levar Israel para uma era de ouro.
JUDAÍSMO REFORMISTA: O movimento reformista começou na Europa Ocidental, perto do começo do séc. XIX. Crêem que os judeus deviam assimilar a cultura ocidental em vez de se separarem dos gentios (não-judeus). Negam que a Tora seja a verdade revelada por Deus e consideram obsoletas as leis judaicas sobre dieta, pureza e vestimenta.
JUDAÍSMO CONSERVADOR: Começou na Alemanha, em 1845, como ramificação do judaísmo Reformista que, segundo se pensava, rejeitava um número excessivo de práticas judaicas tradicionais. Este ramo não aceita que a lei oral tenha sido recebida por Moisés mas submetem-se aos preceitos bíblicos e rabínicos se estes atenderem às exigencias modernas da vida judaica. Usam hebraico e Inglês na sua liturgia e seguem estritas leis dieteticas. Permitem que homens e mulheres se juntem na adoração, algo proibido pelo judaísmo ortodoxo.

 

Sinagoga

Em Lisboa, o local de culto dos judeus é a sinagoga Shaaré Tikva (hebraico para Portas da Esperança). É a principal sinagoga da comunidade judaica de Portugal que tem a sua origem nos grupos de judeus sefaraditas que se instalaram no inicio do século XIX. Esta sinagoga foi edificada no interior das novas urbanizações que nos inícios do século XX se desenvolviam junto do Largo do Rato, sem porta para a rua de acordo com as normas em vigor durante a monarquia para os templos não católicos. 

As comunidades judaicas de Lisboa reuniam-se, desde pelo menos o século XIII nas duas sinagogas da Judiaria Grande (situada à beira do esteiro da Baixa e Ribeira do Tejo, entre as freguesias da Madalena, e S. Nicolau) e outras já existentes no século XIV na Judiaria Nova, ou das Taracenas, e na Judiaria Pequena em Alfama. Em 1497 foram extintas as sinagogas e desmanteladas outras estruturas sociais pertencentes aos judeus lisboetas cujo património foi entregue a instituições eclesiásticas e de assistência. Desde então até aos inícios do século XIX não existiu em Portugal culto oficial judaico. Abolida a inquisição em 1821, só em meados desse século voltaram timidamente a funcionar em Lisboa algumas sinagogas, em simples apartamentos de habitação, a última das quais no Beco das Linheiras. Deste local foram trasladados solenemente para a Sinagoga Nova, em 1904, os rolos da "Thorá", o Livro das Sagradas Escrituras.

Em 2004 a sinagoga comemorou o seu centenário, ocasião que foi aproveitada para proceder uma série de reformas do edifício. O muro que escondia a sinagoga da rua foi derrubado, tendo sido também reformulada a cor interior e a iluminação. A 9 de Setembro de 2004 foi realizada uma sessão comemorativa do centenário que teve como convidados, entre outros, o grande rabino sefardita de Israel Shlomo Moshé Amar, o então Presidente da República Portuguesa Jorge Sampaio, bem como representantes da comunidade islâmica, da Fé Bahai, de igrejas protestantes e do Patriarcado de Lisboa.

Horário: Visitas por marcação. Serviço de Shabat: 6ªf às 19h00 (Inverno), 20h00 (Verão) e Sáb às 9h00

Cache

Esta cache vai levar-te até às portas da esperança. Nos portões da Sinagoga vais encontrar duas palavras ("A" e "B") com quatro caracteres cada. Seguindo a tradição da cabala, substitui cada caracter pelo seu valor numérico. Some todos os caracteres de cada uma das palavras obtendo dois números. Continua somando os digitos que constituem estes números até resultar num número entre 1 e 9. Não é difícil, um exemplo: Se a soma dos caracteres de A for 783 teremos A = 7+8+3 = 18 > 1+8 = 9.

As coordenadas finais da cache obtem-se da forma tradicional:
latitude_inicial + Bx11
longitude_inicial +(10-A)

O local final tem uma cobertura muito fraca de GPS. Tem acesso 24horas por dia e é muito movimentado da parte da manhã . Por favor deixem a cache encaixada da maneira como a encontraram. (Spoiler e hint após o FTF)

Não pretendo fazer juízos de valor em relação à religião indicada. Caso tenha cometido algum erro na descrição da origem e crença, por favor entrem em contacto comigo de modo a corrigi-lo.

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

604 Logged Visits

Found it 566     Didn't find it 13     Write note 18     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 43 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/7/2017 4:40:06 PM Pacific Daylight Time (11:40 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum