Skip to content

4# - A Lenda do Vale Dianho Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/16/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

A Lenda do Vale Dianho

«Esta é a lenda contada pelas pessoas mais idosas que conhecemos, tinha origem no vale que acompanha a linha do Oeste, lado nascente, desde o aqueduto existente na estrada que vai da estação do Louriçal aos cozinheiros, até à estrada que, indo da Marinha (largo da feira) desemboca nas Matas. Aquele vale, cheio de matagais e com arborização muito densa, era objecto de superstição popular.

Antes que a noite caísse, ninguém se atrevia a quedar-se por aqueles sítios.

A crença popular atribuiu causas sobrenaturais a certos fenómenos que a sua razão é incapaz de explicar. Como consequência lógica desta atitude, surge um sem-número de lendas, algumas delas bem curiosas.

É o caso da lenda do vale do inferno, contada pela Sr.ª D. Maria José Pereira, filha de duas testemunhas do ocorrido.

Eis como tudo se passou:

Certo dia, há cerca de noventa anos, um homem descrente afirmou em público que aquilo era tudo conversa do povo e dos padres, pois o Belzebu, se existisse, tinha mais que fazer do que ir para aquele sítio, tão perto de povoados.

Naquela época, tais ditos, constituíam «uma grave ofensa à moralidade pública e um perigoso afrontamento à religião nacional»; por isso não faltou quem apelidasse o blasfemo de «charlatão que queria vender o seu ateísmo à custa de mentiras». Metralhado por opiniões deste quilate, o descrente não hesitou em apostar com varias pessoas que, em determinada noite, se deslocaria ao vale, durante a «hora aziaga» (meia-noite) para ver se o Mafarrico aparecia, ou não.

Esta notícia foi rapidamente espalhada pelos povoados limítrofes. Nuns lados, foi recebida com sinal da cruz, noutros, com sorrido de compaixão, e noutros ainda cm expectativa (isso de desafiar o diabo era obra!).

Quando chegou o dia aprazado, a Marinha das Ondas foi invadida por uma turba curiosa de desejava ver com os seus próprios olhos tal mistério.

A noite tomou o lugar de seu irmão branco. Os sinos tocaram as Trindades. A multidão encaminhou-se para o Vale do Inferno, acompanhando o aquele que ousou desafiar o Deus do mal.

Chegaram. O populacho, resolveu colocar-se a uma distância que oferecesse garantias de fuga rápida, se algo corresse mal. O ousado encaminhou-se para o sítio onde devia recitar o mote:

Eu venho aqui por aposta

Eu por uma aposta qui vim

Rapaz do Barrete Encarnado

Apareça-me agora aqui.

O repicar dos sinos dum campanário anunciou a hora da revelação.

Fora da vista do povo, mas perfeitamente audível, o corajoso começou a declamar a quadra.

Recitou o primeiro… nada

Recitou o segundo… nada

Recitou o terceiro… nada

Disse a primeira palavra do quarto e … calou-se subitamente!!!

A debandada foi geral. Coxos e anafados ultrapassaram pessoas sãs e escorreitas. O medo impulsionava os membros motores de todos quantos assistiram àquela demonstração de poder sobrenatural.

A igreja, rapidamente se encheu de pecadores à espera de confissão.

O resto da noite foi dormida no meio de pavorosos pesadelos.

A manhã seguinte trouxe consigo a coragem que a noite roubara e um grupo de temerários resolveu ir ao local maldito procurar vestígios do que de tão transcendente ale se passara.

Os seus esforços foram inglórios. Parecia que, naquele lugar, nada se tinha passado. Do corpo do sacrificado ateu, até hoje, nada se encontrou; até hoje não se averiguaram as causas do seu desaparecimento.

Vale do Inferno – até que ponto acabará a feitiçaria e começará o assassínio?!»

Fonte: Marinha das Ondas - Na história e na lenda, Cintrão, Manuel da Costa

Cache

Trata-se de um container de dimensão grande.

Inicialmente contém: Stashnote, logbook com material de escrita.


No seu interior existe Hotel de TB e GC que permite o alojamento e a estadia de trackables e Geocoins atenção não remover um TB ou GC sem deixar outro.

This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Qrvkn pbzb rapbagenf-gr bh zryube...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)