Skip to content

Monte da Fajarda Traditional Cache

This cache has been archived.

FAS&RS: Tem existido intolerâncias e prepotência sucessivas quanto ao Geocaching, por parte de certos proprietários de herdades da localidade da Fajarda. Deste modo, a fim de evitar discussões, aborrecimentos e constrangimentos, desnecessários e perfeitamente infrutíferos (face a argumentos desprovidos de verdade e fundamentos) que em nada prestigiam a nossa atividade, decidimos arquivar todas as caches (sem exceção) que se encontram a Este da linha do comboio.
Antes de deixar o agradecimento a todos os que nos visitaram, queremos relembrar que todas as caches se encontravam junto a caminhos públicos (caso contrário os caminhos já estariam há muito vedados), não carecendo por isso de qualquer tipo de autorização na sua colocação.
No entanto e a bem do Geocaching e dos seus praticantes, julgámos ser a atitude mais sensata.
Deixamos os nossos sinceros agradecimentos a todos os que nos visitaram, e lamentamos todos os que nos queriam visitar e não poderam!

More
Hidden : 9/21/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

MONTE DA FAJARDA

Image Hosted by ImageShack.us

O que hoje conhecemos por Foros da Fajarda tem a sua origem na propriedade denominada Herdade da Fajarda.

No final do sec. XVIII, mais precisamente no ano de 1793 a dita herdade pertencia a José Joaquim Villalobos de Montemor o Novo e encontrava-se arrendada a Matias Luiz.

Em 1868 o domínio útil já havia sido transmitido pela Joana Isabel Correia Teixeira Raposo para a família Roquette. José Ferreira Roquette, de Salvaterra de Magos. Este passou a pagar 120 mil reis anuais, na qualidade senhorio útil desta propriedade a Antónia M.L. Villalobos, senhoria directa. A herdade da Fajarda foi descrita como composta por terras de pastagem, arroz, pinhal e casas de habitação. Confrontava a nascente com terras da Agolada, pelo Sul com herdade da Ribeira, pelo poente como Cascavel, e pelo Norte com as terras do concelho de Salvaterra de Magos.

Em 1898 António Ferreira Roquette, enfiteuta da herdade da Fajarda, obteve a remissão do foro de 120 mil reis por o haver rematado, por 1710$00, do inventário do interdito Simão L. Villalobos. E assim fica reunida a titularidade da propriedade numa casa só, a dos Roquette.

No período seguinte, foram António Roquette, e a sua mulher Rita Queriol Roquette os principais impulsionadores de um novo processo de aforamento de uma grande parte da herdade da Fajarda, que deu origem aos actuais Foros da Fajarda. NOTA: O GZ dá algo afastado devido às árvores, sigam o vosso instinto.

Fonte: Fernanda Bingalinha dos Santos (Évora 1995)

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us


Additional Hints (No hints available.)