FONTE DO PEREIRO
A Fonte do Pereiro é uma construção centenária, localizada no extremo sul da aldeia e que foi sendo alvo de remodelações e melhoramentos ao longo dos tempos, a última das quais em 21 de abril de 2012, que contemplou a sua iluminação.
É constituída por duas bicas, a primeira (a "bica de cima"), mais elevada, diz-se ser a que tem a água mais pura e limpa, pois é para este depósito que corre o nascente que a alimenta e que tem origem no "cabeço" mais próximo, o "Cabeço da Fonte". A segunda, a "bica de baixo", sai de um outro depósito que enche por transbordo do primeiro, e que por essa razão, em anos de
seca, é a primeira a deixar de correr.
Outrora um dos locais mais importantes e frequentados da aldeia, perdeu algum do seu encanto com a chegada da água canalizada ao Pereiro, que no início da década de setenta do século passado, começou a correr nas torneiras dos seis chafarizes públicos, construídos nessa altura.
Anualmente, por altura do S. João, era tradição dos habitantes do Pereiro fazer a limpeza da sua fonte, enfeitando-a com hortenses e fazendo desse dia uma autêntica festa popular. Nessa época, a água era maioritariamente carregada pelas mulheres, em cântaros ou "quartas" de barro, à cabeça, e muitas vezes aproveitavam esta tarefa para se encontrarem com os namorados, ao longo do curto trajeto.
Nos dias de hoje, a Fonte do Pereiro continua a ser utilizada por muitos conterrâneos ou outras pessoas que por ela passam, para se refrescarem ali mesmo com a sua água, ou para a transportarem para suas casas, agora em garrafões de plástico e por vezes para destinos a muitos quilómetros de distância.
A cache não tem material de escrita.