Skip to Content

Invasões Francesas e Linhas de Torres (shared, public)

List Owner: vsergios

X 6 (100%) out of 6 users found this list useful. Rate This Bookmark List

Projecto das caches dedicadas às Linhas de Torres que compreende um total de 10 caches (agora são 12) distribuídas por alguns dos locais mais emblemáticos desta estrutura defensiva, que compreendeu mais de 150 fortes e redutos, considerada pelos especialistas como um dos mais eficientes sistemas de fortificação de campo da História.

Cada uma das caches abarca uma diferente temática relacionadas com este episódio da defesa de Lisboa por parte das tropas portuguesas e inglesas, face à terceira invasão do exército francês, entre 1809 e 1810.

Ao encontrar cada uma das 10 caches, o visitante receberá do seu dono 1/10 de uma cronologia com os principais acontecimentos da Guerra Penínsular, em Portugal (os "cromos" são só para as 10 primeiras)

Para além dessas 12 caches do projecto, existem muitas outras que, não estando englobadas no mesmo, justificam plenamente a sua inclusão nesta lista, quer por se localizarem num dos tantos fortes das Linhas, quer por por abordarem o tema.

Results per page:

X   GC Code Cache Name  

GC4BXY4 Unknown Cache [Wellington] O pai das Linhas de Torres
   

GC3C4GN Traditional Cache 030 Monstra - PONTO G
   

GCYQHK Multi-cache A Marcha dos Fortes
  A Marcha dos Fortes é uma actividade pedestre, de resistência, não competitiva, que se desenrola ao longo das Linhas de Torres, a Norte de Lisboa, passando por algumas das fortificações mais representativas (Forte da Archeira, Gozundeira, Forte de Alqueidão, Forte de Carvalha, Reduto de Mato da Cruz, Forte da Aguieira).

Anualmente é organizada a Marcha pelo CAAL (Clube de Actividades de Ar Livre)- www.clubearlivre.org - e pela Câmara Municipal de Loures.

Esta Multicache (composta por 4 caches) pode proporcionar-lhe um longo e agradável passeio ao ar livre. As caches distam entre si cerca de 13 Km pelos trilhos. Em cada cache encontra as coordenadas da seguinte.
 

GC1C89 Traditional Cache A Praia e o Rio [Ericeira]
   

GC1CPNE Traditional Cache A Quarta Linha
  Na margem sul erguia-se uma quarta linha das Linhas de Torres fechando a península de Setúbal que, além de cobrirem estrategicamente a foz do rio Tejo, permitia, em caso disso, uma retirada segura das tropas inglesas.  

GC184TD Traditional Cache A última Tupperware de Napoleão [S. M. Agraço]
  10ª geocache integrante do projecto "oficial" dedicado às Linhas de Torres.

Uma dedicatória ao Sobral de Monte Agraço onde não existe qualquer marco alusivo à força que esta terra teve em enfrentar e derrotar, mas sob miseráveis condições, as tropas francesas.
A derrota de Massena nas Linhas de Torres Vedras marca o início da viragem da carreira vitoriosa de Napoleão Bonaparte.

Única cache urbana neste conjunto "oficial".
 

GC1P1CD Traditional Cache Aerocache
  Mais um forte altaneiro, com vista soberba sobre Arruda dos Vinhos. O Forte do Cego ainda está bem delineado e marcado no topo da encosta.
Forte de S. Sebastião, da Infesta ou do Cego, Obra militar n.º 9.
Situado na freguesia de Arruda dos Vinhos, à direita do desfiladeiro de Matos, era designado Forte de S. Sebastião, mas por se situar no Casal do Cego passou a designar-se Forte do Cego.
Tem uma localização privilegiada porque permite a visualização de todo o vale de Arruda, a uma altura de 353 metros de altura. Em 1814 estava ainda artilhado com 3 peças de calibre 9, 1 peça de calibre 12 e 4 canhoneiras e tinha capacidade para 280 soldados. Actualmente apesar de existir vegetação rasteira, é possível observar as canhoneiras e o paiol.
Info aqui
 

GC48Z4M Traditional Cache Alhandra - Azulejaria das Linhas de Torres
   

GC3Y2JX Traditional Cache Alto aí ó Massena ! Por aqui não passas...
  “Foi no dia 16 de outubro de 1810 que aconteceu o episódio do reconhecimento do marechal Massena.

Os reconhecimentos que os Franceses tinham feito anteriormente referiam alguma debilidade daquela zona e consideravam a possibilidade de tornear a posição de Alhandra para conquistar Alverca. Masséna quis confirmar.
Foi então que, da obra militar nº 120, o chamado Reduto Novo da Serra do Formoso, foi dado um tiro de aviso que atingiu o parapeito onde o marechal se protegia e observava a posição.
Diz-se que o seu cavalo assustou-se, Masséna tirou o chapéu, fez uma vénia em sinal de respeito e consideração pela qualidade do atirador e retirou-se.”
 

GC1PKTY Traditional Cache Amigos do Trilho – Forte da Archeira
  Nesse reduto, sob o comando do Barão d'Eben e do General Spencer, 500 homens e 6 bocas de fogo, defendiam-se os vales de Runa e Ribaldeira das Tropas de Junot.
Forte recentemente requalificado através do projecto de Salvaguarda, Recuperação e Valorização das Linhas de Torres.
 

GC239JW Traditional Cache As galochas do Lord Wellington
  Mais um pouco de história, curiosamente relacionada com a actual moda. Mas sem cromo...  

GC40M5Z Traditional Cache Bateria da Ponte do Rol I [Linhas de Torres]
   

GCPA00 Traditional Cache BH13 Linhas de Torres Forte do Zambujal [Ericeira]
  5ª geocache integrante do projecto "oficial" dedicado às Linhas de Torres.

As fortificações criadas ao longo das três linhas defensivas aproveitam sabiamente as elevações do terreno, de modo a dominarem estrategicamente todas a regiões envolventes. O Forte do Zambujal é um dos mais claros exemplos desta estratégia.
 

GCPAQZ Multi-cache BH14 Linhas de Torres e a Geologia [Mafra]
  4ª geocache integrante do projecto "oficial" dedicado às Linhas de Torres.

Esta geocache descreve-nos e mostra-nos o sábio aproveitamento das morfologias e características geológicas em que estruturaram o estudo e implementação das fortificações da segunda linha defensiva.

Uma bela aula de Geologia.
 

GC2F4ZB Traditional Cache Cabeço de Montachique tem forte das Linhas Torres
  O “Reduto de Montachique”, que à data encontrava-se incluído na 2.ª linha do sistema defensivo, articulava-se com outras posições militares próximas, situadas na serra de Ribas (GCMK6J) e dos Picotinhos. O objectivo primordial, desta estrutura da arquitectura militar portuguesa, era o de controlar o acesso da estrada de Mafra, defendendo a estrada de Lousa e o desfiladeiro do Freixial.
Hoje o forte encontra-se completamente absorvido por uma floresta bastante agradável, mas que apenas deixa vislumbrar o fosso que rodeia a estrutura.
 

GC3ENW9 Traditional Cache Centro Interpretativo do Forte da Casa
   

GC4E2B9 Multi-cache Circuito do Alqueidão - Rota Histórica das Linhas
   

GC46PPJ Unknown Cache Código de Morse
   

GC1GQQP Multi-cache Desembarques das Brigadas Inglesas em Porto Novo
  Os Desembarques das Brigadas Inglesas durante as primeiras invasões Francesas, em Porto Novo, junto à Foz do Rio Alcabrichel.  

GC164Z9 Traditional Cache E tudo o vento levou - TP65 [Montachique]
   
Total Records: 98 - Page: 1 of 5 - < Prev   <<   <[1 2 3 4 5]>   >>   Next >

About Bookmark Lists

A bookmark list is a user defined collection of listings. They can be used as to do lists, watch lists, a way to organize listings you find, or whatever you decide. You can keep them private or share them with others.

Bookmarks can be added on the page for the listing or on this page using the waypoint name.

Bookmark names may be different than the actual listing. Click on the listings to see the actual names.

Advertising with Us

Return to the Top of the Page