O concelho de Tomar tem uma área de 351.2 Km2 e situa-se no centro geográfico do país, no distrito de Santarém, integrando a sub-região do Médio Tejo.
Como concelhos limítrofes tem a Nordeste o concelho de Ferreira do Zêzere, a Este o concelho de Abrantes, a Sul o concelho de Vila Nova da Barquinha, a Oeste/Sudoeste o concelho de Torres Novas e a Noroeste o concelho de Ourém.
Situado na margem direita do rio Zêzere (principal afluente do rio Tejo), é atravessado pelo rio Nabão que divide a cidade de Tomar. Constitui um espaço natural de grande valor patrimonial e turístico integrando também a Albufeira do Castelo de Bode.
O concelho de Tomar apresenta uma irregular distribuição da população por freguesia, constatando-se ser a freguesia de Santa Maria dos Olivais (741 hab./Km2) a que regista o valor mais elevado neste índice. De seguida a freguesia de S. João Baptista 466 hab. Km2.
As freguesias localizadas a Sudoeste (Asseiceira, Paialvo, Madalena e Carregueiros) apresentam valores entre 100 a 200 hab./Km2.
São Pedro, Junceira, Casais, Além da Ribeira e Alviobeira constituem um conjunto de freguesias cuja densidade populacional oscila entre os 60 e os 100 hab./Km2.As restantes freguesias (Sabacheira, Pedreira, Olalhas e Serra) apresentam os valores mais baixos (20 a 60 hab./Km2).
A cidade de Tomar é a jóia da coroa, na zona centro de Portugal. É uma cidade mágica, repleta de uma arquitectura atractiva e de profundo significado histórico. Durante todo o ano, turistas tanto nacionais como estrangeiros, chegam à cidade para ficar nos seus hotéis encantadores, provar a sua deliciosa gastronomia regional, visitar os seus famosos monumentos e explorar as montanhas que cercam a cidade, cobertas de um verde luxuriante.
A Cidade de Tomar é a casa de alguns dos locais históricos mais significativos de Portugal. O Convento de Cristo era a sede medieval dos carismáticos Cavaleiros Templários e, consequentemente, da Ordem de Cristo. O Infante D. Henrique planeou aqui, no século XV, a maioria das suas explorações ao Novo Mundo. Em 1983, Tomar foi justificadamente designada como Património Mundial da UNESCO, pela sua importância na história portuguesa e na cultura cristã.
O Convento de Cristo apresenta uma encantadora fusão de estilos arquitectónicos, desde o Gótico ao Renascentista, abrangendo uns 500 anos. Continue a ler de modo a saber mais sobre o Convento de Cristo e os Cavaleiros Templários, e outros monumentos que não podem ser deixados de parte em Tomar, Portugal, incluindo a Capela da Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Santa Maria do Olival e a Igreja de São João Baptista.
A cidade é um regalo para os olhos, é uma colecção de ruas atractivas e de arquitectura bem conservada, estando dividida pelo lindo Parque do Mouchão e pelo rio Nabão, que corre pelo coração da cidade. Há restaurantes e hotéis em Tomar para todos os gostos e carteiras, e nós oferecemos a nossa escolha dos melhores: desde restaurantes únicos, populares entre as celebridades, a casas senhoriais restauradas, ideais para um relaxante retiro, tendo o Ribatejo como pano de fundo. O charme da cidade de Tomar não acaba nas suas fronteiras.
Tomar está inserida numa paisagem de vales profundos, rios sinuosos e montanhas acidentadas envoltas em pinheiros e eucaliptos. Paisagens espantosas, casas de hóspedes rurais e um sem número de monumentos Templários imploram por ser descobertos.
|