Regresso ao Passado [LEIRIA]

Virtual Reward - 2017/2018
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between August 24, 2017 and August 24, 2018. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards on the Geocaching Blog.
Virtual Reward - 2017/2018
Esta Cache Virtual faz parte de uma versão limitada de Caches Virtuais criada entre 24 de agosto de 2017 e 24 de agosto de 2018. Apenas 4,000 proprietários de cache tiveram a oportunidade de "esconder" uma Cache Virtual. Saiba mais sobre Virtual Rewards no
Blog de Geocaching.

A Fonte das 3 bicas, ou Fonte das Carrancas, ou Chafariz Grande, situa-se na margem esquerda do Lis, em pleno centro da cidade, perto da Igreja do Espírito Santo.
Datada do século XVII (1721), é uma fonte barroca com dois bebedouros para animais, que terá servido a população de Leiria durante séculos, e uma bacia central com três carrancas clássicas. Á frente há um varandim de quadrilóbulos, que cinge nos graus de acesso. Sobre as carrancas que jorram a água podemos ver ainda uma estátua de Santo António. Mesmo antes da estrutura arquitectónica que actualmente se conhece. Uma descrição documental de 1721 aponta características divergentes da actual, referindo a existência de brasões com as armas reais e as armas da cidade de Leiria. Apesar de nas últimas décadas ter sofrido algumas alterações danosas, as recentes obras de preservação e consolidação conferem-lhe bom estado de conservação.
Ponte dos 3 Arcos

Padrão da Ponte dos 3 Arcos – Séc. XX
1940 – O padrão conhecido por “Pedra de Armas da antiga Ponte dos 3 Arcos” assinala a existência no mesmo local da Ponte. Construída no século XVIII e serviu de ligação entre as duas margens do Lis, junto ao Hospital D. Manuel de Aguiar.
Presentemente, já existe uma nova ligação pedonal que liga as duas margens dando assim oportunidade de se usufruir mais daquela zona da cidade.
Se observarmos o rio neste local, e caso esteja com pouca água, ainda é possivel ver as 'sapatas' dos pilares da antiga ponte.
A Cache:
Para Logar a cache .
Tirar 2 fotos e colocar no Log (não é necessário mostrar o rosto)
- Uma foto ao Padrão da Ponte.
- Uma foto à Fonte das Três Bicas.
Registos sem fotos ou que não provem que são da autoria dos utilizadores, serão apagados sem aviso prévio.
