Paderne Medieval
A cerca de dois quilómetros a sul de Paderne ergue-se um dos seus ex-libris, em posição dominante sobre a ribeira de Quarteira, segundo alguns historiadores é um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal, os sete castelos são tradicionalmente considerados um símbolo das vitórias portuguesas sobre os seus inimigos mouros, durante o reinado de D. Afonso III, que supostamente conquistou sete fortalezas inimigas durante a conquista do Algarve, concluída em 1249.
As suas ruínas, de cor avermelhada, constituem um dos exemplares mais significativos da arquitectura militar muçulmana na Península Ibérica,.
A referência mais antiga sobre o castelo remonta a 1189, quando foi conquistado em um encarniçado assalto noturno pelas forças de D. Sancho I (1185-1211), com o auxílio de uma esquadra de cruzados ingleses. Esse domínio, foi efêmero, uma vez que, em 1191, foi recuperado pelas forças Almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur.
A sua posse definitiva para a Coroa Portuguesa só viria sob o reinado de D. Afonso III (1248-1279) com a conquista pelo Mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia, em 1248.
Devido a alguns fenómenos e imaginação popular,muitas são as lendas sobre o castelo de Paderne.

A sul do Castelo encontramos outro ex-libris a ponte medieval , terá sido construída para servir o castelo e é formada por um tabuleiro rectilíneo assente em três arcos de volta perfeita de alvenaria, reforçados por dois talhamares prismáticos.
Desconhecesse a época de construção da mesma, a inscrição do ano de 1711 sobre o arco central indicia possíveis obras de remodelação.


É possível vislumbrar-se as ruínas do açude da ponte, de um moinho e ainda de um forno. A levada, canal que fazia o transporte da água até ao moinho, estava ligado ao açude que existia a nascente da ponte, e que actualmente se encontra muito destruído. Este açude possuía a forma de calçada pouco inclinada. O moinho encontra-se muito destruído, mas era aqui que se moía o trigo e se obtinha a farinha de moagem.
Para reclamar esta cache:
1:Nas coordenadas publicadas tirar uma selfie de modo a ver a ponte romana, se não gosta de mostrar a cara, em alternativa tirar uma foto de acordo com o spoiler 1
2: Nas coordenadas N 37 09.336 W 08 11.889, qual o nome do ultimo moleiro e enviar por e-mail para o owner da cache.
Espero que se divirtam e apreciem o passeio.
O castelo está aberto ao público as Quartas-feiras
English:
To claim this cache:
1: In the published coordinates take a selfie so as to see the Roman bridge, if you do not like to show the face, in alternative take a picture according to the spoiler 1
2: In the coordinates N 37 09.336 W 08 11.889, search the name of the last miller and send by email to the owner of the cache.
I hope you have fun and enjoy the ride.
The castle is open to the public on Wednesdays
Virtual Reward - 2017/2018
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between August 24, 2017 and August 24, 2018. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards on the Geocaching Blog.