Skip to Content

View Geocache Log

Found it Karicas found Arauz (Arouce)

Sunday, February 12, 2017Coimbra, Portugal

**** Aldeias do Xisto ****
TEAM XISTALHADA

Há semanas a combinar a grande tour por terras interiores ( Piódão, Benfeita e Lousã) chegou o grande dia, o despertar bem cedinho, apanhar os companheiros de viagem e fazer-nos a estrada por uns belos 350 Kms.
E a horinha combinada lá estávamos nós, para reunir-mos com o "TEAM Xistalhada" no largo do Ameal, em Benfeita!
Trocaram-de ideias com os colegas sobre o percurso enquanto se tomava um cafezinho e pusemos pernas ao caminho trilho fora! O grupo era grande sem dúvida, mantendo o espírito geocacher, a brincadeira e o companheirismo, que fazemos questão que perdure sempre. E fomos colocando todos os sorrisos no caminho, todas de boa saúde e apareceram com facilidade! Um dia que previa chuva e que dias antes me desanimou um pouco, mas o nosso amigo Lirassis tinha tudo controlado :) e como preveu só choveu durante a noite e no dia seguinte!
Todo o trilho proporcionou-nos uma sítios incríveis, como os lugares, a aldeia em si, as quedas de água, e a formosa Cascata da Fraga da Pena onde me deixou rendida por este lugar magnífico. Alguns sorrisos mais e terminamos o trilho de volta ao largo do Ameal.
Descansou-se um pouco, e fomos em direção a mítica aldeia de Piódão, contemplados pela vista sobre as grandes montanhas caiadas de neve!! Apanhamos mais umas caches pelo caminho e ainda fizemos uma guerra de bolas de neve com CagaNacunca, Sufridores Celestes e avlisonil. Kilómetros mais a frente no vale, começa a aparecer a pequena aldeia de Piódão, pequena, mas cheia de encanto, guardará pelas grandes montanhas, onde o tempo parece que ali não passou, estando muito bem conservada com as casinhas quase sobrepostas umas às outras e estreitas ruelas fazem desta aldeia única é inigualável. Os licores e o belo do pastel de castanha típico da zona é tão delicioso deu vontade de fazer-nos ao trilho já planeado, deixando sorrisos em Piódão, onde a meio do trilho nos presenteia com uma bela surpresa :)
Já quase no fim da tarde, foi tempo de nos pôr-mos a caminho da Aldeia de Fajão, onde ficou combinado o jantar da Xistalhada, onde se comeu Chanfana e Bacalhau. No dia seguinte, o dia começou com chuva, mas nem isso nos impediu, em direção ao Talasnal lá fomos nós, para recuar no tempo nas belas quelhas e ruelas da aldeia, uns licores aqui e umas caches ali quando demos conta estava na hora do almoço!
Almoço na barriga, cache no local para deixar marca em Candal, um entrecosto com castanhas e batata assada no forno ou uma alheirazinha, mas o que mais gostei, não por ser gulosa mas foram as sobremesas com os doces típicos dignos de serem desgustados a tigelada e os talasnicos. Um almoço que ainda rendeu, e estava na hora de voltar-mos ao nosso Norte numa longa viajem de regresso.

Foi um fim de semana incrível é lindíssimo, com registos fotográficos e gustativos para recordar, mas com a promessa de um dia voltar. As aldeias são espetaculares de uma beleza inigualável e recomendo vivamente um fim de semana por estas bandas! :)

E porque não são só caixas que nos movem, é de dar valor a amizade, companheirismo e pelo convivio!!

Obrigada a todo o TEAM Xistalhada e aos meus companheiros de viagem :)

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page