View Geocache Log

Found it Pintelho found VIAGEM AO CENTRO DA TERRA #1

Saturday, July 13, 2013Porto, Portugal

#1563, 7/13/2013 @15:45

Que grande aventura!!!
Esta era uma das mais apetecíveis da ementa do dia, e lá fui eu, a filmar, por ali abaixo, cu no chão.
A entrada para o Centro da Terra é qualquer coisa de soberbo. A vegetação que floresce no microclima ali existente transporta-nos até aos dinossauros. Os fetos, únicos, gigantes, conferem-nos uma sensação de pequenez tamanha e, olhando para cima, antes de entrar na gruta, aquela nesga de luz solar e céu azul faz-nos sentir algo de muito íntimo, quase intra-uterino.
Depois seguimos. A descida até ao centro da terra, ainda que técnico, é transponível, e tod@s @s que tentaram conseguiram, sem problemas de maior. Apesar de uma pequena corda na mochila do Dragão estar a postos, nada foi necessário.

Depois, quando atingimos o centro da Terra, aguarda-nos uma pequena, fria e húmdida caminhada.
No final, à direita, não cabemos ali. Não podemos caber.

Com o entusiasmo fui o primeiro a rastejar os cerca de dez metros que me separavam daquilo que eu julgava ser o final da caverna e, no entanto, quando consegui acabar com a progressão, olhei para cima e estarreci.
Ali, sim, sentia-me no centro da terra. Acima, uns bons 20 ou 30 metros, um pequeno respiro, deixava-me vislumbrar novamente o céu. Tão ténue era a luz que ele deixava passar, que nem chegava cá abaixo. Se desligássemos os frontais, seguramente, ficaríamos sem luz.
Depois aguardei pelos outros elementos da expedição, antes de abrirmos um container, no mínimo, original.
E que bela surpresa foi esta, no fim da aventura. Não me alongo, que não quero estragar surpresas futuras.
Se fui o primeiro a entrar na cavidade final, fui dos últimos a sair. Enquanto esperava ainda tive a agradável visita de uma aranha com cerca de 6 cm de comprimento, que "aterrou" no meu braço.

De regresso, as coisas complicaram já cá fora, à superfície. Aquele primeiro pedaço de descida, agora, a subir, era praticamente impossível de transpor sem escorregar, e ainda escorreguei uns centímetros, até uma mão amiga me segurar na sapatilha e ajudar na progressão.
Sempre a subir, a subir, a subir, o regresso à superfície marcou o desfazer da magia. Não pode durar para sempre, é certo.

Lá em cima aguardavam-me já quase todos, dado que fui dos últimos a sair, e seguimos viagem para um agradável lanche, antes de descer até ao Centro da Terra (II).

Obrigado, Vitor, por este fabuloso momento, e obrigado, Dragão, pelo apoio durante toda a aventura.
Só tenho pena de não ter ainda tido disponibilidade para editar um vídeo, pois filmei cada um dos passos que dei.
Saia um favorito e, quiçá, um voto GPS 2012!

[url=http://www.geopt.org/link.php?gctools=4]Logged by Geopt Geocaching Tools[/url]

infoA letterbox is another form of treasure hunting using clues instead of coordinates. In some cases, however, a letterbox has coordinates, and the owner has made it a letterbox and a geocache. To read more about letterboxing, visit the Letterboxing North America web site.
Visit Another Listing:

Advertising with Us